código do Google analytics UNIRIO firma convênio para oferta de cursos de especialização em parceria com o Ministério do Turismo — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO firma convênio para oferta de cursos de especialização em parceria com o Ministério do Turismo

por daniela.oliveira — publicado 01/04/2021 11h38, última modificação 01/04/2021 11h38
Capacitação, nas áreas de atrativos culturais e naturais, é voltada a guias de turismo habilitados no Cadastur

No último dia 23 de março, a UNIRIO assinou um convênio para a realização de cursos de Especialização Técnica em Atrativos Naturais e em Atrativos Culturais, a serem ofertados na região Sudeste, em parceria com o Ministério do Turismo.

A iniciativa é voltada a guias de turismo habilitados no Cadastur, sistema federal de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O objetivo dos cursos é capacitar esses profissionais para a prestação de serviços mais qualificados, com a identificação de novos atrativos culturais e naturais e/ou melhor entendimento daqueles já reconhecidos.

O projeto, aprovado em edital do Ministério, é coordenado pelas professoras Izabel De Faria e Tânia Omena, diretora e vice-diretora da Escola de Turismo da UNIRIO. A certificação aos participantes dos cursos será feita pela Universidade, que terá apoio da associação OSC Ser Especial.

"O edital atende à política do Ministério de qualificação dos profissionais de Turismo. A macrorregião Sudeste é a que apresenta o maior número de guias com Cadastur e um dos maiores volumes de atrativos turísticos", destaca Izabel.

A formação terá duração de 12 meses e incluirá aulas teóricas e práticas, totalizando 200 horas. A previsão é que os cursos tenham início no mês de maio.

Outras três instituições públicas participam do projeto, com a oferta de cursos nas demais regiões do país: Universidade Federal do Tocantins (macrorregiões Norte e Centro-Oeste), Universidade Federal da Paraíba (macrorregião Nordeste) e Instituto Federal do Paraná (macrorregião Sul).

Assinatura convênio UNIRIO MTur

Na foto, a professora Izabel De Faria; o presidente da Ser Especial, Mario Tuci; o reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso; e a professora Tânia Omena, após a assinatura do convênio para a realização dos cursos