código do Google analytics UNIRIO é homenageada pela ministra Marta Suplicy durante o 5º Fórum Nacional de Museus — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO é homenageada pela ministra Marta Suplicy durante o 5º Fórum Nacional de Museus

UNIRIO é homenageada pela ministra Marta Suplicy durante o 5º Fórum Nacional de Museus

por comunicacao — publicado 22/11/2012 23h00, última modificação 07/07/2015 14h20

Em visita ao 5º Fórum Nacional de Museus nesta quinta-feira, 22 de novembro, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, destacou o pioneirismo da UNIRIO na formação de profissionais capacitados para a atuação nos museus brasileiros. O reconhecimento foi feito durante a plenária que comemorou o aniversário do curso de Museologia da Universidade, o primeiro do Brasil. “Faço aqui a minha homenagem à UNIRIO, pioneira em oferecer o curso de Museologia no Brasil. Há 80 anos a Universidade vem capacitando museólogos para cuidarem do nosso acervo e das nossas instituições”.

Em sua fala, a ministra ressaltou, ainda, a importância do museu como local democrático, aberto ao cidadão. “Entendo os museus como serviço público. São revestidos de uma dimensão política, que extrapola as funções clássicas de preservação e comunicação de bens culturais. Representam, a meu ver, a diversidade cultural brasileira e, portanto, devem ser acessíveis ao maior número de cidadãos”, salientou.

De acordo com a ministra, na última década os investimentos no campo museal aumentaram em 1.000%, o que retrata a importância reconquistada pelos museus junto aos investidores e à sociedade. Segundo Marta Suplicy, “esforço agora é garantir e elevar o campo museal para o padrão de excelência que almejamos, profissionalizando e valorizando os seus agentes, em todos os elos da cadeia”.

Com o tema “40 anos da Mesa-Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade”, o 5º Fórum Nacional de Museus reuniu profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes da área de museus para discutir as principais conquistas e desafios do setor, entre os dias 19 e 23 de novembro, no Palácio Sesc Quitandinha, em Petrópolis. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Museologia e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio