Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO é homenageada pela ministra Marta Suplicy durante o 5º Fórum Nacional de Museus

UNIRIO é homenageada pela ministra Marta Suplicy durante o 5º Fórum Nacional de Museus

por Comunicacao UNIRIO publicado 23/11/2012 00h00, última modificação 07/07/2015 14h20

Em visita ao 5º Fórum Nacional de Museus nesta quinta-feira, 22 de novembro, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, destacou o pioneirismo da UNIRIO na formação de profissionais capacitados para a atuação nos museus brasileiros. O reconhecimento foi feito durante a plenária que comemorou o aniversário do curso de Museologia da Universidade, o primeiro do Brasil. “Faço aqui a minha homenagem à UNIRIO, pioneira em oferecer o curso de Museologia no Brasil. Há 80 anos a Universidade vem capacitando museólogos para cuidarem do nosso acervo e das nossas instituições”.

Em sua fala, a ministra ressaltou, ainda, a importância do museu como local democrático, aberto ao cidadão. “Entendo os museus como serviço público. São revestidos de uma dimensão política, que extrapola as funções clássicas de preservação e comunicação de bens culturais. Representam, a meu ver, a diversidade cultural brasileira e, portanto, devem ser acessíveis ao maior número de cidadãos”, salientou.

De acordo com a ministra, na última década os investimentos no campo museal aumentaram em 1.000%, o que retrata a importância reconquistada pelos museus junto aos investidores e à sociedade. Segundo Marta Suplicy, “esforço agora é garantir e elevar o campo museal para o padrão de excelência que almejamos, profissionalizando e valorizando os seus agentes, em todos os elos da cadeia”.

Com o tema “40 anos da Mesa-Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade”, o 5º Fórum Nacional de Museus reuniu profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes da área de museus para discutir as principais conquistas e desafios do setor, entre os dias 19 e 23 de novembro, no Palácio Sesc Quitandinha, em Petrópolis. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Museologia e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).


Acesso a Informação Capes CNPQ