PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO e Governo do Estado lançam guia sobre museus e centros culturais do Rio de Janeiro

por Comunicacao UNIRIO publicado 14/08/2013 13h35, última modificação 14/08/2013 13h37

Cerca de 300 museus e centros culturais mapeados no Estado do Rio de Janeiro integram a publicação "Museus RJ: Um guia de memórias e afetividades", que será lançada nesta quarta-feira, 14 de agosto, durante o Encontro Internacional de Museus (ICOM), que acontece na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

O guia é resultado de pesquisa coordenada pela professora Regina Abreu, do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS) e do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UNIRIO, em parceria com a Superintendência de Museus da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Realizado no Laboratório de Memória e Imagem do PPGMS, o mapeamento dos museus e centros culturais contou com a participação de bolsistas de Iniciação Científica da Escola de Museologia da UNIRIO e de mestrandos e doutorandos do PPGMS. Além do guia, os resultados da pesquisa podem também ser conhecidos no Portal Museus do Rio, no endereço www.museusdorio.com.br.

O guia foi editado em versão bilingue (português/inglês) e é voltado para pesquisadores e para o público em geral. O projeto recebeu apoio de editais da Faperj (Pensa-Rio) do CNPq (bolsas IC e bolsa de Produtividade de Pesquisa) e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

No texto de abertura da publicação, a professora Regina Abreu destaca que o guia é o coroamento de uma importante parceria entre “o campo acadêmico, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em particular o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e, de outro lado, a Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em particular a Superintendência de Museus. Da parte de ambos, a vontade de criar e de realizar um catálogo que apresentasse para cidadãos e cidadãs do nosso estado, a vitalidade e a diversidade dos museus em nosso território. E que desse a conhecer para aqueles que vêm nos visitar, em especial profissionais do campo dos museus essa riqueza de lugares de memórias coletivas que os museus fluminenses e cariocas representam.”

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail museusdorio@gmail.com.