código do Google analytics Docentes da UNIRIO recebem títulos de professor emérito e benemérito nesta terça-feira — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Docentes da UNIRIO recebem títulos de professor emérito e benemérito nesta terça-feira

por comunicacao — publicado 01/12/2015 15h55, última modificação 26/01/2016 15h48
Foram homenageados o professor aposentado João Carlos de Souza Côrtes e a professora Iracema dos Santos Lima (in memoriam), ambos do Instituto Biomédico

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, dia 1º, a UNIRIO conferiu os títulos honoríficos de professor emérito ao docente aposentado João Carlos de Souza Côrtes e de professora benemérita à professora Iracema dos Santos Lima (in memoriam), ambos do Instituto Biomédico (IB). O evento, sessão solene do Conselho Universitário (Consuni) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), aconteceu no Auditório Vera Janacopulos, no campus da Reitoria.

Quebrando o protocolo, o reitor deu início à sessão pedindo que se fizesse um minuto de silêncio em homenagem ao professor do Departamento de Matemática e Estatística Sérgio Ricardo dos Santos, morto no último sábado, dia 28.

A saudação ao professor João Carlos de Souza Côrtes foi feita por seu filho, João Carlos Júnior, professor do Departamento de Ciências Morfológias da EMC. O docente relembrou toda a trajetória do pai, desde que ingressou na UNIRIO, em 1962, como estudante de Medicina. Segundo ele, o homenageado “soma mais de meio século de docência na Universidade”, considerando o período em que foi monitor de graduação na disciplina de Histologia e Embriologia.

Desde então, foi técnico de laboratório, auxiliar de ensino e professor assistente, adjunto e titular da UNIRIO. Em seu discurso, o professor Côrtes agradeceu à família e falou sobre sua relação com os alunos. “Há poucos dias, conversando com um jovem calouro em Vassouras cheio de dúvidas sobre ser médico, eu disse que, se tivesse que escolher de novo a profissão, escolheria novamente ser médico e professor de Medicina”, revelou o homenageado, atualmente docente da Universidade Severino Sombra, em Vassouras (RJ).

Pioneirismo

Após a outorga do título, os professores Carmen Lúcia Lupi Monteiro Garcia e Carlos Alberto de Andrade Lima fizeram a saudação à homenageada Iracema dos Santos Lima, falecida docente da EEAP. Carlos Alberto falou sobre a trajetória da professora, que iniciou, nas décadas de 40 e 50, junto com outras jovens mulheres, a luta pela igualdade de gênero no campo social e, sobretudo, nos esportes de alto rendimento. Em 1944, aos 17 anos de idade, recebeu o brevê de piloto, tornando-se a primeira mulher aviadora do Brasil.

Iracema licenciou-se em Educação Física pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil, e graduou-se em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas. Especializou-se em administração desportiva pela Universidade Gama Filho. “Foi uma pessoa que dedicou sua vida, sobretudo, ao magistério, com a qual convivi por mais de dez anos”, disse Carlos Alberto. “Iracema era fantástica em termos de dedicação, respeito e solidariedade”.

Ex-aluna da homenageada, a professora Carmen Lúcia, que ingressou na EEAP em 1974, contou como era a docente no dia a dia da Universidade. “Ela mostrava ao corpo de Enfermagem – e das demais áreas – que exercício físico era importante, principalmente na nossa profissão”, lembrou. “Ela queria que pensássemos diferente, que usássemos nosso corpo para o bem e para a profissão em que iríamos atuar”.

Representando Iracema, a filha da homenageada, Cristina Hoffman, falou sobre a postura profissional da família. “Somos pessoas que fazemos. Não compramos a ideia dos outros; a gente realiza coisas que não existem”.

Após conferir o título à professora, o reitor encerrou a cerimônia, agradecendo aos homenageados por terem ajudado a construir a UNIRIO. “Os senhores passaram a fazer parte de um pequeno e seleto grupo que dignifica a nossa Universidade”, salientou. Além dele e dos homenageados, estava presente na mesa solene a decana do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Ana Maria Mendes Monteiro Wandelli.

Da esquerda para a direita: João Carlos de Souza Côrtes, Luiz Pedro San Gil Jutuca, Ana Maria Mendes Monteiro Wandelli e Cristina Hoffman (Foto: Comso)

registrado em: Consepe, Consuni