código do Google analytics UNIRIO concede título de Professor Emérito à docente da EEAP Nébia Maria Almeida Figueiredo — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO concede título de Professor Emérito à docente da EEAP Nébia Maria Almeida Figueiredo

por comunicacao — publicado 28/09/2015 14h10, última modificação 01/10/2015 08h47
Cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 28

Nesta segunda-feira, 28 de setembro, aconteceu a cerimônia de outorga de título de Professor Emérito à docente Nébia Maria Almeida Figueiredo, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). A homenagem, realizada durante a 384ª sessão solene do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), conjunta com a 466ª sessão solene do Conselho Universitário (Consuni), foi cercada por emoção entre a comunidade acadêmica e familiares presentes no evento.

O professor da EEAP Luiz Carlos Santiago, durante o discurso de saudação à professora Nébia, disse que se sentia gratificado por ter recebido a incumbência de defender a proposição de concessão do título. “Eu e meus pares estamos convictos que o título de Professor Emérito para a Nébia Maria é mais que ritualístico e formal, pois, acima de tudo é: meritocrático, afetivo e, por ser de nosso Departamento e Escola, fundamental", declarou o professor.

A professora Nébia falou sobre sua trajetória e agradeceu a todos que contribuíram para que ela pudesse vivenciar todas as suas experiências. “Gostaria de estar efetivamente na ativa, por isso, me considero uma águia sem ‘bico’ e sem ‘garras’, mas com asas fortes para voar e fazer os meus mergulhos no real e no imaginário. Estou emocionada pela homenagem e pela ‘emeritude’, para uma vida que construí de forma simples. Fiz o que deveria fazer, era minha obrigação e dever, nunca pensei que era algo demais”, confessou a professora.

O reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, após conferir o título à professora, fez um discurso à homenageada. “É com grande satisfação que declaro que a professora tem um lugar de pouso eterno nesta Universidade. Você ainda tem muito que voar, professora, mas não esqueça que essa Universidade será sempre a sua casa”, finalizou o reitor.

Trajetória

Nébia Maria Almeida de Figueiredo concluiu o doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Atualmente é professora titular da UNIRIO. Publicou 138 artigos em periódicos especializados e 245 trabalhos em anais de eventos. Possui 231 capítulos de livros e 32 livros publicados. Possui 269 itens de produção técnica. Participou de 271 eventos no Brasil. Orientou 56 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado, além de ter orientado 39 trabalhos de conclusão de curso na área de Enfermagem. Recebeu 35 prêmios e/ou homenagens. Entre 1997 e 2012 coordenou sete projetos de pesquisa. Atualmente coordena quatro projetos de pesquisa. (Liliana Glanzmann Vallejo/Comso)

Mesa solene, comitiva de professores e Nébia (à direita) durante a cerimônia (Foto: Comso)