código do Google analytics UNIRIO concede título de professor benemérito a Franklin Leal — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO concede título de professor benemérito a Franklin Leal

UNIRIO concede título de professor benemérito a Franklin Leal

por comunicacao — publicado 17/06/2016 12h50, última modificação 17/06/2016 13h05
Docente aposentado da Escola de Arquivologia é referência no país e no mundo na área de paleografia e diplomática. Cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 17

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 17 de junho – em sessão solene dos Conselhos Superiores da UNIRIO – a outorga do título de professor benemérito ao docente aposentado da Escola de Arquivologia, João Eurípedes Franklin Leal.

Reconhecido internacionalmente por sua atuação na área de paleografia e diplomática, Franklin Leal tem uma trajetória acadêmica marcada pela publicação de 16 livros e 18 artigos, além de mais de 40 homenagens entre prêmios e títulos. Foi pioneiro na UNIRIO ao criar o Núcleo de Paleografia e Diplomática.

Na cerimônia, que aconteceu no auditório Vera Janacopulos, o homenageado foi conduzido à mesa solene pelos professores Luiz Cleber Gak e Marcelo Nogueira de Siqueira, pela diretora da Escola de Arquivologia, Anna Carla Almeida Mariz, e pelo pró-reitor de Graduação, Alcides Wagner Serpa Guarino. Também fizeram parte da mesa o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, que presidiu o evento, e o decano do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), Ivan Coelho de Sá.

Ex-aluno de Franklin Leal, o professor Marcelo de Siqueira deu início aos discursos fazendo a saudação ao homenageado com o “coração pulando”.  Afirmou que Franklin Leal é uma unanimidade na arquivologia brasileira e que foi um privilégio ter sido seu aluno. “Mais importante do que falar dos títulos, que são muitos, e do reconhecimento internacional, é falar sobre a pessoa do professor Franklin, que tem uma humildade incrível, uma generosidade impressionante, e que está sempre presente para os alunos com um ouvido amigo”, declarou.

Após receber a titulação, Franklin Leal agradeceu à UNIRIO, destacando que a homenagem ultrapassou todas as suas expectativas como docente. Em sua fala, traçou a sua história acadêmica e profissional, reforçou a importância da paleografia e da diplomática e ressaltou que, ao longo de quase 30 anos, a UNIRIO foi se tornando pioneira e modelar no ensino de técnicas da área. Com muito entusiasmo, finalizou deixando uma mensagem: “vivam o dia, o momento presente, porque o passado já passou. É imutável. O passado é importante para os estudos e para a história. Assim, seremos mais felizes. Termino então dizendo carpe diem e obrigado”.

O reitor da UNIRIO destacou a tradição da Escola de Arquivologia e disse que a Universidade se sente honrada em conferir o título de professor benemérito a Franklin Leal. Referindo-se ao discurso de Marcelo de Siqueira, Jutuca afirmou que “não existem agradecimentos mais sinceros do que de estudantes e ex-estudantes”. Concluiu dizendo que o docente, além de ser inesquecível para seus alunos, se tornou inesquecível também para a UNIRIO.

Sobre o professor benemérito

Franklin Leal graduou-se em Direito e História pela Universidade Federal do Espírito Santo e especializou-se em paleografia (estudo de manuscritos) medieval e moderna pela Universidade de Valladolid (Espanha). Ingressou na UNIRIO em 1988 como professor adjunto. Em sua trajetória na Universidade, chefiou o Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos e coordenou o Núcleo de Paleografia e Diplomática.

É sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e presidente da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).  Em 2014, recebeu o título de Cachoeirense Ausente nº1 do ano, concedido a cidadãos originários do município de Cachoeiro do Itapemirim (ES) que residam e se destaquem em outras cidades.