código do Google analytics UNIRIO celebra seus 40 anos em clima de emoção — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO celebra seus 40 anos em clima de emoção

UNIRIO celebra seus 40 anos em clima de emoção

por comunicacao — publicado 05/06/2019 17h25, última modificação 06/06/2019 15h56
Realizada na manhã desta quarta-feira (5), cerimônia contou com homenagens a servidores que ingressaram na Universidade em 1979

A UNIRIO celebrou na manhã desta quarta-feira, 5 de junho, seus 40 anos de criação -- instituída pela Lei nº 6.655/1979, que transformou a Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (Fefierj) na então Universidade do Rio de Janeiro.

O evento solene aconteceu no auditório Vera Janacópulos, na Urca, e contou com a presença de ex-alunos e ex-professores, além de membros da comunidade acadêmica. A abertura contou com a apresentação da Orquestra Barroca de Bolso, com Clara Borges e Lucas Bracher, nos cellos, Luan Braga e Roger Ribeiro, nos violinos, e Ladson Matos, à espineta.

Ao inaugurar as falas da mesa solene, o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca brincou que “nossa UNIRIO deixa hoje de ser balzaquiana para entrar na meia idade”.  Mais à frente, visivelmente emocionado, questionou o que merecia ser comemorado para além dos 40 anos de existência da Universidade.

“Nós comemoramos seu crescimento substancial em cursos de graduação e de pós-graduação e, em consequência, o aumento no quantitativo de estudantes. Comemoramos a ampliação do conjunto de docentes e de técnicos-administrativos. Comemoramos seu crescimento espacial, com prédios que nos foram doados e que foram e que estão sendo construídos. Comemoramos a ampliação da estrutura organizacional, com novas pró-reitorias e setores para a prestação de bons serviços à comunidade interna e externa. Comemoramos a visibilidade nacional e internacional que UNIRIO tem em seus 40 anos, assim como o reconhecimento por nossa competência acadêmica. São inúmeros os motivos para comemoração, advindos da dedicação de todos nós”, concluiu.

Ricardo Cardoso, atual vice-reitor e professor da UNIRIO há 25 anos, disse que considera a Instituição como sua casa, pois “muitas vezes ficamos mais tempo na Instituição do que em nossos próprios lares, e nessa lógica vamos crescendo como pessoa e fazendo crescer nossa Universidade”. Ele ressaltou a honra em participar dessa história, “que vai continuar acontecendo, porque nós queremos. Estaremos sempre batalhando não só pela UNIRIO, mas por todas as universidades públicas e gratuitas”.

Trajetórias

O evento foi marcado pela emoção também daqueles que compõem o grupo de pró-reitores da Universidade, todos com uma trajetória de muitos anos na Instituição. Alcides Guarino, pró-reitor de Graduação, manifestou a honra e a alegria de estar presente na comemoração dos 40 anos da UNIRIO, onde atua há 26 anos. Ele destacou o avanço na qualidade dos cursos de graduação e alertou que a Instituição precisa cada vez mais do apoio e da luta diária de toda a comunidade acadêmica.

Professora da Universidade há quase 30 anos e atual pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Evelyn Orrico mencionou o bom desempenho da pós-graduação e da pesquisa na Instituição, com bons resultados alcançados nas avaliações. “Isso é fruto do trabalho, da seriedade e da dedicação de nosso alunos, docentes e técnicos”, avaliou, defendendo a união de todos na defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Paulo Sérgio Marcelini, pró-reitor de Extensão e Cultura, também externou sua honra em presenciar a história da Universidade, que hoje se destaca não apenas na graduação e na pós-graduação, mas também na extensão: “Conseguimos ser a ponte entre a Universidade e a sociedade, e contamos com todo o apoio da gestão para desenvolver mais de 300 projetos voltados para extensão e de cultura”.

Ex-alunos da UNIRIO, Loreine Hermida, pró-reitora de Planejamento, e Thiago Lima, pró-reitor de Administração, também expressaram sua honra e emoção em percorrer uma trajetória que culminou com a atuação na gestão da Universidade. Já o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Guilhon, servidor há 44 anos, reconheceu ter visto a história da Universidade e o quanto ela cresceu ao longo dos anos, não só em número de alunos e servidores, mas também na quantidade e qualidade dos cursos oferecidos.

Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Monica Vale, há 15 anos à frente da área de assistência aos estudantes, celebrar os 40 anos da UNIRIO no momento atual representa uma vitória em “existir, resistir e continuar produzindo”. Ela salientou que os servidores que completam 40 anos de Instituição, e aqueles com mais tempo de Universidade, devem servir de exemplo para os mais novos, por terem dedicado suas vidas à construção de uma UNIRIO forte e viva.

Homenagens

Três servidores foram homenageados por também completarem, em 2019, 40 anos de serviços prestados à UNIRIO: o técnico em refrigeração Aluísio Portugal, do HUGG, e os docentes Cibeli Reynaud e Luiz Pedro San Gil Jutuca. O vice-reitor Ricardo Cardoso entregou diploma e medalha de honra aos homenageados.

Na solenidade, foi apresentada a nova versão do vídeo institucional da UNIRIO, produzida pelo Núcleo de Imagem e Som (NIS).

40 anos 1
Orquestra Barroca de Bolso se apresentou na abertura do evento (Foto: Comso)

40 anos 2
Mesa composta pelo reitor e pelos pró-reitores da UNIRIO (Foto: Comso)