código do Google analytics UNIRIO amplia parcerias internacionais ao firmar acordos com instituições europeias — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO amplia parcerias internacionais ao firmar acordos com instituições europeias

por comunicacao — publicado 22/10/2012 23h00, última modificação 14/07/2015 09h49

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) acaba de consolidar importantes parcerias com seis instituições europeias. São elas: Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris 3), na França, e as espanholas Universidade de Granada, Universidade de Sevilha, Universidade de Málaga, Fundação Carolina, que promove ações de cooperação nas áreas educativa, científica e cultural entre a Comunidade Ibero-americana de Nações, e Fundação Índex, uma das entidades científicas de maior renome na Enfermagem nacional e internacional, que se destaca pela promoção da pesquisa em cuidados de saúde no contexto ibero-americano. Os encontros foram realizados no período de 5 a 11 de outubro, nas sedes das respectivas instituições. Representaram a UNIRIO o Reitor, Prof. Luiz Pedro San Gil Jutuca, e a Coordenadora de Relações Internacionais, Profa. Liliana Angel Vargas.

Com a Sorbonne Nouvelle, a UNIRIO assinou acordo de cooperação voltado, inicialmente, às áreas de Ciências Humanas e Sociais, mais especificamente Turismo, Artes Cênicas, e Literatura Portuguesa e Brasileira. Iniciando a parceria, já no mês de novembro está prevista uma conferência sobre Nelson Rodrigues, a ser ministrada pelo Prof. José da Costa Filho, Vice-Reitor da UNIRIO, docente da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), e a participação da Profa. Helena Uzeda, Coordenadora de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) e docente da Escola de Museologia, em um evento na Sorbonne e em uma reunião de trabalho sobre o projeto conjunto Turismo Cultural – Paris. O acordo também abre possibilidades de cooperação futura para o aprendizado da língua e da cultura francesa.

Entre a UNIRIO e a Fundação Índex foi assinado acordo que visa estabelecer um intercâmbio de informações sobre recursos acadêmicos, programas de formação e projetos de pesquisa na área da saúde, principalmente em Cuidados e História das Ciências da Saúde. O objetivo das ações é divulgar o conhecimento produzido na área de saúde da UNIRIO no âmbito ibero-americano, através das revistas indexadas nas bases Index; e estabelecer a UNIRIO como um centro colaborador da Fundação Índex em Pesquisa Qualitativa, Saúde Pública, Evidências Científicas e História da Enfermagem. Entre outros pontos, o documento prevê que a Fundação Índex ofereça aos pesquisadores da UNIRIO descontos e condições especiais para o acesso aos serviços e atividades de informação científica e aquisição de publicações da Fundação, e que a UNIRIO entregue à Fundação Índex exemplares das publicações que produza, a fim de que sejam incluídas em sua bases de dados CUIDEN. O acordo também abre possibilidades de realização de eventos conjuntos (cursos, mesas-redondas, seminários), de oferta de bolsas dentro do Programa Minerva de Jovens Pesquisadores e de mobilidade do responsável pela Revista de Enfermagem “Cuidado é Fundamental” para aprendizado da plataforma Index. A Profa. Teresa Tonini, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, foi designada pelo Reitor para ser a representante da UNIRIO na comissão que acompanhará a execução do acordo.

Com a Universidade de Sevilha foi realizada uma reunião de trabalho visando ao fortalecimento do Acordo de Cooperação assinado em maio de 2010. Com a ampliação das ações, estão previstos o aumento de intercâmbio de docentes e alunos; cooperação com a UNIRIO para o ensino do espanhol como segunda língua; estreitamento das relações com as áreas da Saúde, Biotecnologia, Turismo, Direito, História, Letras e Artes; e a realização de pesquisas conjuntas.

Na Universidade de Granada houve uma reunião de trabalho com o objetivo de fortalecer e ampliar o Acordo de Cooperação assinado em maio de 2011 entre a UNIRIO e a instituição. Segundo o acordo ampliado, estão previstas ações específicas como o ensino de espanhol na UNIRIO como segunda língua, a intensificação da mobilidade de estudantes e professores, a cooperação na área de Música, a criação de um Máster (Mestrado) em Patrimônio Musical, e o fortalecimento e ampliação de parceria nas áreas de Ciências da Saúde e de Ciências Humanas – já realizada com os cursos de Biblioteconomia e Direito.

Com a realização de uma reunião de trabalho, a UNIRIO e a Universidade de Málaga fortaleceram seus contatos visando à ampliação do Acordo de Cooperação assinado em agosto de 2011. Nas ações previstas, estão o maior incentivo ao desenvolvimento de pesquisas conjuntas e à ampliação da mobilidade docente e discente; o fortalecimento da cooperação nas áreas de Ciências Exatas e Tecnologia, Ciências da Saúde, Turismo e História; possibilidades de cooperação com a UNIRIO no ensino do espanhol como segunda língua; e a realização de trabalho conjunto no Campus de Excelência Internacional Andalucía Tech, pertencente à Universidade de Málaga.

Já na reunião de trabalho com a Fundação Carolina, abriram-se possibilidades de cooperação técnica para o fomento da mobilidade em nível de pós-graduação para a Espanha e países da América Latina, parceiros da Fundação Carolina, para envio das publicações produzidas pela Fundação à UNIRIO e para participação nos eventos organizados pela Fundação.

registrado em: Internacionalização