código do Google analytics UNIRIO adere ao mestrado profissional em Filosofia da rede PROF-FILO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO adere ao mestrado profissional em Filosofia da rede PROF-FILO

UNIRIO adere ao mestrado profissional em Filosofia da rede PROF-FILO

por Comunicação publicado 29/08/2022 12h39, última modificação 30/08/2022 11h07
A coordenação-geral do Programa está vinculada à UFPR. As inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro

A UNIRIO aderiu ao Mestrado Profissional em Filosofia pela rede PROF-FILO. Trata-se de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Filosofia, que integra as políticas de formação de professores da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e tem sua Coordenação-geral vinculada ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Programa se estrutura a partir de núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES), as quais se tornam responsáveis pela coordenação e execução local do curso.

O objetivo do Programa é ofertar curso de mestrado a professores de filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede, e com abrangência nacional. O curso, com área de concentração em Ensino de Filosofia, é predominantemente presencial e confere aos estudantes concluintes o título de mestre em Filosofia. A proposta do PROF-FILO é melhorar a qualidade da docência na educação básica, com o intuito de fornecer aos estudantes o aprofundamento de sua formação, a partir da reflexão sobre o ensino de filosofia, tendo como referência basilar a experiência docente desenvolvida em sala de aula.

O PROF-FILO UNIRIO é uma dessas iniciativas interinstitucionais, desenvolvida em parceria com o Colégio Pedro II, Cefet-RJ e UFRRJ,  com a integração de  docentes dessas instituições no corpo docente do Programa.

As atividades acadêmicas do PROF-FILO UNIRIO começarão no primeiro semestre de 2023.  As inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro, conforme consta no Edital.  A coordenadora local será a professora Valéria Cristina Lopes Wilke, do curso de Filosofia da UNIRIO.

A organização e a condução do processo seletivo estarão a cargo da coordenação-geral do PROF-FILO e das coordenações dos núcleos locais, apoiadas por comissões de seleção constituídas para essa finalidade em cada núcleo. O processo seletivo consistirá em três etapas subsequentes e eliminatórias: avaliação de projeto de pesquisa, prova teórica (a critério e sob a responsabilidade das comissões locais de seleção, nos núcleos sediados em instituições multicampi, essa prova teórica poderá ser aplicada também em unidades fora da sede) e arguição do projeto de pesquisa (será realizada em formato remoto, de modo on-line).

Outras informações: filosofia.secretaria@unirio.br ou pelo telefone (21) 2542-8227.

Saiba mais sobre o Mestrado Profissional

Conforme a Portaria Normativa do MEC nº 17 de 28/12/2009, o mestrado profissional consiste numa modalidade de formação pós-graduada stricto sensu que possibilita a capacitação de pessoal pela formação continuada de profissionais, que serão qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento socialmente construído, pela incorporação e atualização permanentes dos avanços das ciências e das tecnologias, pela proposição de inovações, aperfeiçoamentos e soluções nas áreas de conhecimento.