código do Google analytics Torneio de PingNuca SinuPong celebra parceria da UNIRIO com o Atelier Sanitário — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Torneio de PingNuca SinuPong celebra parceria da UNIRIO com o Atelier Sanitário

Torneio de PingNuca SinuPong celebra parceria da UNIRIO com o Atelier Sanitário

por claudia.oliveira — publicado 24/01/2023 17h34, última modificação 27/01/2023 16h38
Estudantes da Escola de Engenharia de Produção colocaram em prática conhecimentos adquiridos nas aulas

A primeira parceria entre a UNIRIO e o centro cultural Atelier Sanitário será celebrada com a realização do Torneio Intergaláctico de PingNuca SinuPong na próxima sexta-feira, 27 de janeiro, a partir das 18h, na sede do Atelier (Rua Pedro Ernesto, 56), na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. 

O jogo PingNuca SinuPong, que mistura Ping-Pong com Sinuca, foi criado pelo artista Daniel Murgel e desenvolvido em conjunto com 12 estudantes da disciplina Práticas Extensionistas II, do projeto de extensão Pensatas, da Escola de Engenharia de Produção da UNIRIO. 

PingNuca SinuPong é uma mesa de Ping-Pong com quatro caçapas (uma em cada canto). A partida é como a de Ping-Pong, com dois jogadores, sendo que quem acertar a caçapa é o vencedor, independente de quantos pontos já fez no jogo. Os vencedores do Torneio Intergaláctico (primeiro e segundo lugares) ganharão, cada um, uma Cadeira Troféu. Os troféus foram criados pelos estudantes da UNIRIO, junto com os artistas do Atelier Sanitário, a partir de peças restauradas do acervo do Atelier, que receberam intervenções artísticas.

A mesa de PingNuca SinuPong foi escolhida pela professora Nina Saroldi, coordenadora do Pensatas, e pelos estudantes da UNIRIO, entre os projetos dos artistas Daniel Murgel e Leandro Barboza, do Atelier Sanitário, para ser desenvolvida pelo grupo. O projeto serviu de laboratório para os estudantes botarem em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas. “Os alunos colocaram a mão na massa e tornaram realidade a interdisciplinaridade do curso de Engenharia de Produção com ênfase em produção cultural”, comenta Nina Saroldi. 

Entre os meses de outubro de 2022 e janeiro de 2023, foram realizados vários encontros, o primeiro na UNIRIO e os seguintes no Atelier, com o objetivo de otimizar os processos do espaço cultural para que ele funcione de maneira mais ágil e eficiente, inclusive em termos de sustentabilidade financeira. Logo no segundo encontro, os estudantes aplicaram a matriz SWOT - ferramenta gerencial utilizada para entender a realidade da empresa, servir como ponto de partida para planejar estratégias e torná-la cada vez mais competitiva. Em seguida, eles começaram a produção da mesa, cortando madeiras com a serra elétrica e, nos outros encontros, fizeram a montagem e os testes.

O Atelier Sanitário é um espaço de formação, trabalho e convivência, gerido coletivamente por um grupo de artistas, curadores e pesquisadores. O espaço reúne arte, restauro, marcenaria, microcervejaria e promove exposições e residências artísticas. Segundo Daniel Murgel, “o Atelier Sanitário tem a intenção de fazer parcerias diversas, juntar pessoas, promover residências artísticas. Não é à toa que fazemos nossa própria cerveja, a Água Sanitária, para congregar ainda mais as pessoas”.

As pessoas que forem ao Torneio Intergaláctico de PingNuca SinuPong  poderão também visitar a exposição coletiva "Margens Plácidas", em cartaz no Atelier Sanitário.

Saiba mais sobre o projeto de extensão Pensatas no Instagram @pensatasdapandemia.

 

  Estudantes e a professora Nina Saroldi (quarta da esquerda para a direita) no Atelier Sanitário

O artista Daniel Murgel, do Atelier Sanitário, testa a mesa de PingNuca SinuPong

registrado em: Arte e Cultura na UNIRIO

e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio