código do Google analytics Tese defendida na UNIRIO vira livro que reúne acervo fotográfico de Walter Pinto — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Tese defendida na UNIRIO vira livro que reúne acervo fotográfico de Walter Pinto

por comunicacao — publicado 30/05/2012 00h00, última modificação 17/07/2015 14h12

Fruto de tese de doutorado defendida pela pesquisadora Filomena Chiaradia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), o livro “Iconografia Teatral – acervos fotográficos de Walter Pinto e Eugénio Salvador” será lançado na próxima terça-feira, 5 de junho, na Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417, Leblon, Rio de Janeiro). O lançamento inicia as comemorações pelo centenário de Walter Pinto (1913-1994), principal responsável pela renovação e profissionalização do teatro de revista brasileiro, em meados do século 20.

A Companhia de Revistas Walter Pinto reinou nos palcos cariocas nos anos 1940 e 50, com espetáculos estrelados por ícones do nosso teatro de revista, como Virgínia Lane, Grande Otelo e Oscarito. O livro de Filomena Chiaradia, publicado pela Editora Funarte, reconta essa história a partir do rico acervo fotográfico sobre a companhia. A autora faz ainda uma análise comparativa com Eugénio Salvador, expoente do teatro de revista português.

Embora a historiografia das artes cênicas, por tradição, privilegie o texto dramatúrgico como objeto de pesquisa, a obra trata a imagem como o principal objeto de estudo, revelador de estratégias artísticas e empresariais na construção do espetáculo teatral. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO e pesquisadora da Funarte, Filomena Chiaradia articula vasta bibliografia e empreende investigação para obter das fotografias de cena tudo o que elas mostram sobre a história do teatro de revista.

Mais informações sobre o lançamento podem ser obtidas no site da Funarte, no seguinte link: www.funarte.gov.br/artes-integradas/o-teatro-de-revista-em-fotos-da-cia-walter-pinto.