código do Google analytics Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem início com mensagens de resiliência e valorização científica — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem início com mensagens de resiliência e valorização científica

por Comunicação publicado 19/10/2020 22h50, última modificação 09/08/2022 15h07
Evento virtual prossegue até a próxima sexta-feira, dia 23

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) teve início na UNIRIO nesta segunda-feira, dia 19, com mensagens de resiliência e valorização da produção científica. As palestras de abertura abordaram Inteligência Artificial, tema deste ano no evento. A atividade ocorreu remotamente, com transmissão ao vivo pelo canal audiovisual da UNIRIO.

Esta semana é muito importante porque traz à tona a pesquisa da nossa Universidade”, ressaltou o reitor, Ricardo Cardoso, enfatizando a necessidade de valorização da ciência. O pró-reitor de Graduação, Alcides Guarino, concordou: “As questões abordadas durante os nossos eventos na Semana são muito importantes para a formação do nosso aluno”, apontou, salientando que a pesquisa é fundamental não apenas para a pós-graduação, mas também para os cursos de graduação.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI), Evelyn Orrico, lembrou que temos vivido um ano extremamente duro, com diversas restrições, mas orgulhou-se pelos resultados alcançados pela pesquisa na UNIRIO. “Tivemos ampliação das bolsas de iniciação científica, dobramos a quantidade de bolsas de incentivo tecnológico e de ensino médio e a formação de novos pesquisadores”, destacou. “Isso é reflexo do excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela Diretoria de Pesquisa e por toda a Pró-Reitoria – e fruto de uma gestão que reconhece a pesquisa como algo fundamental para o desenvolvimento da sociedade”.

Representando a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a professora Claudia Gurgel também lembrou os tempos duros que temos vivido. “[Tem sido] muito difícil para todos, mas com o ímpeto de estarmos nessa estrada na academia, com o nível de excelência que sempre ansiamos ter”, salientou.

Inteligência artificial

Após a mesa de abertura, teve início o debate, mediado pelo coordenador da Diretoria de Inovação Tecnológica, Cultural e Social da UNIRIO, Ricardo Cereja. A professora do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO Ana Bicharra abordou o tema Inteligência artificial: desvendando conceitos e aplicações.

Inicialmente, a palestrante falou sobre o papel da inteligência artificial no combate ao coronavírus. Segundo ela, uma semana antes de a Covid-19 ter sido declarada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde, uma empresa de IA já havia anunciado uma epidemia global, traçando o caminho de propagação da doença. “Esse sistema tem por tarefa processar textos que saem no mundo inteiro e, com isso, fazer uma previsão do que pode estar acontecendo em termos de novos surtos”, revelou.

Redes neurais e aprendizagem profunda também foram temas abordados. Segundo a docente, as redes neurais são um tipo de arquitetura de máquina inspirada em nossa estrutura cerebral, enquanto aprendizagem profunda seria uma rede neural com muitas camadas, “componente fundamental dos carros autômatos”. Para ela, o sucesso da inteligência artificial se deve a três fatores: avanço na performance dos computadores, evolução na qualidade do software e disponibilidade de grandes volumes de dados rotulados – como, por exemplo, o reconhecimento facial em fotografias.

A palestrante concluiu ressaltando que o uso desse tipo de recurso deve ser ético e consciente, para que a máquina não gere o reflexo de nossos próprios preconceitos, “que estão escritos nos dados”.

Momento-chave

O consultor Gustavo Monteiro, da Levius Consulting, falou sobre Machine Learning: conceitos e como começar. Entusiasta da parceria entre Estado e iniciativa privada, Monteiro iniciou a palestra com um recado aos estudantes: “aprendam inteligência artificial, vocês estão num momento-chave da humanidade”.

Para ele, a pandemia de Covid-19 irá acelerar a transformação digital. “Independentemente de você ser um aluno de administração, tecnologia ou saúde, aprenda inteligência artificial”, aconselhou. “Aos alunos que estão estagiando, começando, vocês têm o papel-chave de trazer inovação para as empresas”.

Quanto à implantação de recursos de IA em uma organização empresarial, a melhor forma de se começar, segundo ele, é a partir de uma pergunta de negócios. “Como nossa marca é percebida nas redes sociais?”, “Onde é a melhor localização para nossa nova loja?”, e “Onde estão meus clientes?” são algumas questões que podem ser respondidas com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial.

A gravação do evento está disponível no canal audiovisual da UNIRIO.

A SNCT prossegue até a próxima sexta-feira, dia 23, com atividades de pesquisa, ensino e extensão. Confira a programação completa