Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Site do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade é destaque em premiação nacional

Site do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade é destaque em premiação nacional

por Comunicacao UNIRIO publicado 26/09/2016 12h08, última modificação 26/09/2016 12h08

O site do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade (NAU) da UNIRIO, grupo de pesquisa coordenado pela professora Simone Bacellar Leal Ferreira, do Departamento de Informática Aplicada, foi escolhido como segundo melhor projeto governamental no Prêmio Nacional de Acessibilidade - Todos@Web. A premiação é uma iniciativa do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que tem apoio do escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil).

Construído com base em recomendações de acessibilidade, o site facilita o acesso de pessoas que utilizam tecnologias assistivas (como leitores de tela) e a navegação por teclado, além de utilizar diagramação com boa relação de contraste entre as cores (texto e fundo) e identificar palavras em outros idiomas. Seu conteúdo reúne publicações com os resultados de pesquisas desenvolvidas pelo grupo.

O desenvolvimento do site foi coordenado por Simone Bacellar, com implantação conduzida pela doutoranda Carolina Sacramento e pela mestranda Claudia Ferreira da Silva. Participaram também da construção do site 26 voluntários, membros do grupo de pesquisa.

O Prêmio Nacional de Acessibilidade tem como objetivo conscientizar os desenvolvedores sobre a importância de criar páginas acessíveis a todos, bem como homenagear e reconhecer publicamente as ações e autores que tornam a experiência de navegar na internet mais inclusiva. Na categoria Sites Governamentais, o primeiro lugar ficou com o Portal da Dataprev e o terceiro, com o Portal de Serviços de Vitória.


Acesso a Informação Capes CNPQ