código do Google analytics Sessenta pessoas participam de observação celeste no CCH — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Sessenta pessoas participam de observação celeste no CCH

Sessenta pessoas participam de observação celeste no CCH

por comunicacao — publicado 14/06/2019 20h35, última modificação 14/06/2019 22h35
Atividade foi promovida pelo projeto de extensão ‘Astro in (Uni)Rio’

Na noite da última terça-feira, dia 11, foi realizada uma sessão de observação celeste na quadra do Centro de Ciências Humanas e Sociais. Essa sessão observacional é mais uma atividade do projeto de extensão Astro in (Uni)Rio, coordenado pelos professores Demison Motta e Jaime Fernando Villas da Rocha, do Departamento de Física.

A atividade contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas, entre estudantes de diversos cursos, professores e crianças.

Na oportunidade, os presentes puderam observar a Lua e suas crateras, Júpiter com suas faixas e, ainda, os satélites de Júpiter.

A sessão foi viabilizada a partir de colaboração articulada com o Observatório do Valongo/UFRJ, que forneceu o telescópio Refletor Schimidt Cassegrain 6" e uma equipe formada pelo astrônomo Daniel Mello e pelo graduando Jonatã Arcas. Durante toda a sessão observacional, a equipe tirou dúvidas do público e conduziu a ação, ajudando os presentes a localizarem os astros no céu, assim como as constelações.

A atividade contou com a colaboração da Liga das Atléticas da UNIRIO (LAUni), que cedeu o horário de utilização da quadra durante parte do período noturno para a realização da sessão observacional.

registrado em: CCH