código do Google analytics Série UNIRIO Musical apresenta duo de flauta e violão — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Série UNIRIO Musical apresenta duo de flauta e violão

Série UNIRIO Musical apresenta duo de flauta e violão

por comunicacao — publicado 08/05/2015 16h25, última modificação 11/05/2015 08h44
Professores do IVL Clayton Vetromilla e Sérgio Barrenechea tocam nesta terça-feira, dia 12, no CLA

Dando continuidade ao mês dedicado ao violão, a Série UNIRIO Musical apresenta o duo de flauta e violão Barrenechea-Vetromilla nesta terça-feira, dia 12, às 19h, na Sala Villa-Lobos. Formado pelos professores do Instituto Villa-Lobos (IVL) Sérgio Barrenechea (flauta) e Clayton Vetromilla (violão), o duo inclui em seu repertório transcrições e obras originais, interpretando tanto obras consagradas quanto peças menos conhecidas.

Barrenechea iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Brasília. Concluiu o bacharelado em flauta na Universidade de Brasília, e cursou mestrado no Conservatório de Boston (EUA). Doutorou-se pela Universidade de Iowa (EUA), onde teve oportunidade de se apresentar em master-classes de renomados flautistas, como Julius Baker, Walfrid Kujala, Carol Wincenc e Keith Underwood.

Atuou como solista com o La Fosse Baroque Ensemble, a Orquestra Filarmônica de Goiás, a Orquestra Jovem de Brasília, a Orquestra Sinfônica de Goiânia e a Orquestra de Câmara Goyazes. Foi primeiro flautista da Orquestra Filarmônica de Goiás e atuou como músico convidado da Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da Cedar Rapids Symphony Orchestra e da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Desde 1989 forma o Duo Barrenechea com sua esposa, a pianista Lúcia Barrenechea, propondo-se a explorar o vasto repertório para a formação de flauta e piano, incluindo a divulgação de música brasileira erudita e popular.

Vetromilla fez o curso de bacharelado em Música na modalidade Violão na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o mestrado em Música na modalidade Práticas Interpretativas (Violão) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas. É Doutor em Música pela UNIRIO, com estágio de doutoramento realizado em 2015 na Universidade de Aveiro (Portugal).

Com o compositor e bandoneonista Rufo Herrera gravou o CD Tocata del Alba - Rufo Herrera e Quinteto Tempos (Empowerment produções musicais) tendo também excursionado pelo Brasil e exterior. Na função de alaudista violonista, integrou o grupo Quadro Cervantes durante a edição do projeto Sonora Brasil / Música ibero-brasileira – SESC.

A Sala Villa-Lobos se localiza no Centro de Letras e Artes (CLA), situado na Av. Pasteur, 436, Urca. 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio