Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Série UNIRIO Musical apresenta duo de flauta e violão

Série UNIRIO Musical apresenta duo de flauta e violão

por Comunicacao UNIRIO publicado 08/05/2015 16h25, última modificação 11/05/2015 08h44

Dando continuidade ao mês dedicado ao violão, a Série UNIRIO Musical apresenta o duo de flauta e violão Barrenechea-Vetromilla nesta terça-feira, dia 12, às 19h, na Sala Villa-Lobos. Formado pelos professores do Instituto Villa-Lobos (IVL) Sérgio Barrenechea (flauta) e Clayton Vetromilla (violão), o duo inclui em seu repertório transcrições e obras originais, interpretando tanto obras consagradas quanto peças menos conhecidas.

Barrenechea iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Brasília. Concluiu o bacharelado em flauta na Universidade de Brasília, e cursou mestrado no Conservatório de Boston (EUA). Doutorou-se pela Universidade de Iowa (EUA), onde teve oportunidade de se apresentar em master-classes de renomados flautistas, como Julius Baker, Walfrid Kujala, Carol Wincenc e Keith Underwood.

Atuou como solista com o La Fosse Baroque Ensemble, a Orquestra Filarmônica de Goiás, a Orquestra Jovem de Brasília, a Orquestra Sinfônica de Goiânia e a Orquestra de Câmara Goyazes. Foi primeiro flautista da Orquestra Filarmônica de Goiás e atuou como músico convidado da Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da Cedar Rapids Symphony Orchestra e da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Desde 1989 forma o Duo Barrenechea com sua esposa, a pianista Lúcia Barrenechea, propondo-se a explorar o vasto repertório para a formação de flauta e piano, incluindo a divulgação de música brasileira erudita e popular.

Vetromilla fez o curso de bacharelado em Música na modalidade Violão na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o mestrado em Música na modalidade Práticas Interpretativas (Violão) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas. É Doutor em Música pela UNIRIO, com estágio de doutoramento realizado em 2015 na Universidade de Aveiro (Portugal).

Com o compositor e bandoneonista Rufo Herrera gravou o CD Tocata del Alba - Rufo Herrera e Quinteto Tempos (Empowerment produções musicais) tendo também excursionado pelo Brasil e exterior. Na função de alaudista violonista, integrou o grupo Quadro Cervantes durante a edição do projeto Sonora Brasil / Música ibero-brasileira – SESC.

A Sala Villa-Lobos se localiza no Centro de Letras e Artes (CLA), situado na Av. Pasteur, 436, Urca. 


Acesso a Informação Capes CNPQ