código do Google analytics Semana de Ensino de Graduação da UNIRIO realiza sua 13ª edição — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Semana de Ensino de Graduação da UNIRIO realiza sua 13ª edição

Semana de Ensino de Graduação da UNIRIO realiza sua 13ª edição

por comunicacao — publicado 23/10/2019 17h55, última modificação 18/11/2019 14h57
Evento faz parte da Semana de Integração Acadêmica 2019, que acontece até a próxima sexta-feira (25)

A Semana de Ensino de Graduação é um encontro promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) durante a Semana de Integração Acadêmica (SIA), que visa divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos seus programas. O evento está em sua 13ª edição e conta com a participação de estudantes apresentando trabalhos acadêmicos referentes às suas atividades de ensino na Universidade.

Na manhã desta quarta-feira (23), bolsistas de monitoria de diversos cursos da UNIRIO expuseram seus pôsteres no prédio anexo ao Restaurante Universitário. Ao todo, durante a SIA, foram realizadas dez sessões de apresentações de monitorias, com aproximadamente 370 trabalhos expostos.

Naira Silveira, professora do curso de Biblioteconomia, trabalhou como avaliadora dos pôsteres, utilizando o questionário formulado pela Prograd, que julga o conteúdo, a apresentação do aluno e a estrutura do banner. "A gente conversa com o discente, vê a apresentação dele, vê o que ele fez naquela disciplina e o impacto que é ser um bolsista de monitoria", explicou a docente.

Naira está ministrando neste semestre a disciplina Normalização Documentária, que aborda as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e aproveitou a SIA para desenvolver uma atividade com seus alunos de graduação. Como uma das normas da ABNT é sobre a confecção de pôsteres científicos, a professora então levou-os para o evento para que assistissem às apresentações e fizessem também uma avaliação baseada em questionário. O objetivo era saber se o apresentador seguiu alguma norma para fazer o pôster, se ele conhece a norma da ABNT a respeito do tema e ainda se ele gostaria de fazer algum minicurso sobre elaboração de pôsteres. Segundo Naira, esse trabalho irá ajudar a compor a nota final dos alunos na disciplina.

Ronaldo Busse, diretor de Programas e Atividades Especiais de Ensino de Graduação, esteve presente no evento e qualificou como intenso o trabalho desenvolvido pela Prograd durante a SIA. "Nesta quinta, na parte da manhã, ainda vão acontecer mostras de nove grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), na tenda do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), e na parte da tarde haverá roda de conversa no auditório Paulo Freire", explica. Ainda está prevista para a tarde de quinta-feira (24) a realização de uma mostra de material didático feita por quatro grupos de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na tenda do CCH.

A SIA

A SIA congrega a 18ª JIC, a 13ª Semana de Ensino de Graduação, o 24º Encontro de Extensão, a 5ª Jornada de Pós-Graduação, a 4ª Jornada de Educação a Distância, a 2ª Jornada de Inovação e  a 1ª Jornada de Incentivo Acadêmico. O evento é sempre realizado no mesmo período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano tem como tema  Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.

Durante toda a semana, estão programadas apresentações orais e pôsteres de estudantes, minicursos, encontros científicos, mesas-redondas e apresentações artístico-culturais. As atividades são abertas ao público em geral, com exceção dos minicursos, que demandam inscrição prévia. Confira a programação completa

A entrega das premiações dos melhores trabalhos apresentados pelos alunos será durante o evento de encerramento da SIA, que ocorrerá no dia 25 de outubro, às 14h, no Auditório Vera Janacópulos. Mais informações podem ser obtidas na página da 17ª SIA:  http://www.unirio.br/siaunirio.

grad1
Apresentação de pôster durante a Semana de Ensino de Graduação (Foto: Comso)

grad2
Apresentação de pôster durante a Semana de Ensino de Graduação (Foto: Comso)