código do Google analytics Saloméa Gandelman, do IVL, recebe título de professor benemérito da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Saloméa Gandelman, do IVL, recebe título de professor benemérito da UNIRIO

Saloméa Gandelman, do IVL, recebe título de professor benemérito da UNIRIO

por comunicacao — publicado 20/12/2013 12h34, última modificação 20/12/2013 12h34
Outorga aconteceu em sessão solene dos Conselhos Superiores na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro

Em sessão solene do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho Universitário (Consuni), Saloméa Gandelman, do Instituto Villa-Lobos (IVL), recebeu o título de professor benemérito da UNIRIO.

A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira, 20, e contou com a presença de docentes, discentes, técnicos-administrativos e familiares da homenageada.

Ex-diretora do IVL, ex-decana do Centro de Letras e Artes (CLA) e uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), Saloméa Gandelman tem atuação marcante como docente nas áreas de Práticas Interpretativas e Música e Educação. Foi, entre outras funções, coordenadora do PPGM, editora-chefe do periódico Cadernos do Colóquio, fundadora dos Seminários de Música Pro-Arte e vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Amppom).

Na pesquisa, dedica-se ao estudo da obra de compositores brasileiros contemporâneos, e mais recentemente voltou-se para as questões rítmicas na escrita de Almeida Prado. Entre suas obras está o livro 36 Compositores Brasileiros: Obras para Piano (1950-1988), publicado pela Editora Funarte.

No discurso em homenagem à Saloméa Gandelman, o professor Paulo Bosísio, do IVL, destacou a importância da docente para o Instituto. “Para mim o mais importante é que você mudou o perfil do professor de Música da UNIRIO, na época ainda impregnado de preceitos didáticos de antigas instituições”, disse.

Bosísio destacou a visão pioneira da professora sobre a necessidade de modernizar os processos de musicalização na Universidade e sua dedicação ao estudo. “Sua trajetória reúne pesquisa, estudo, os melhores atributos intelectuais, que se uniram ao bom gosto, equilíbrio e talento. Tudo isso junto com sua marca registrada, o entusiasmo”, observou.

Além do reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, responsável pela outorga do título, compuseram a mesa solene o vice-reitor, José da Costa Filho; a decana do CLA, Carole Gubernikoff; o diretor do IVL, Sérgio Barrenechea; e o coordenador do Doutorado em Música do PPGM, Marcos Lucas Vieira.

A cerimônia contou com uma homenagem musical, feita pelo saxofonista Léo Gandelman, filho de Saloméa, e pela professora Maria Teresa Madeira, ao piano.

Saloméa Gandelman acompanhada dos membros da mesa solene (Foto: Comso/UNIRIO)