código do Google analytics Revista da Escola de Enfermagem é incluída em três novas bases de dados — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Revista da Escola de Enfermagem é incluída em três novas bases de dados

Revista da Escola de Enfermagem é incluída em três novas bases de dados

por comunicacao — publicado 18/07/2014 13h55, última modificação 25/07/2014 16h19
Publicação ‘Cuidado é Fundamental Online’ já soma 28 indexações

A revista de pesquisa Cuidado é Fundamental Online, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, foi recentemente incluída em três bases de dados internacionais: Hemeroteca Cantarida (Fundação Index), Citefactor e Index Copernicus. Ao todo, o periódico já soma 28 indexações, em bases de dados nacionais e internacionais.

O editor da revista, professor Carlos Roberto Lyra, atribui o sucesso ao compromisso com a periodicidade da publicação. “Uma nova edição é lançada a cada três meses, totalizando quatro números regulares por ano – além de dois suplementares, sempre temáticos”, ressalta. Segundo Lyra, nas edições regulares, 80% do conteúdo correspondem a artigos originais, conforme determinações estabelecidas pela biblioteca eletrônica Scielo para a pesquisa em saúde.

Bases de dados

A Fundação Index é uma entidade científica internacionalmente reconhecida, que promove a pesquisa sobre cuidados de saúde nos contextos europeu e ibero-americano. Desde os anos 80 tem trabalhado com a gestão do conhecimento na área de Enfermagem, desenvolvendo linhas e grupos de pesquisa, gerando bases de dados e realizando atividades formativas e reuniões científicas.

Já a indexação do Citefactor pretende ser abrangente e cobrir todo o acesso aberto a revistas científicas e acadêmicas que utilizem adequado sistema de controle de qualidade, sem limitar-se a idiomas específicos ou áreas temáticas. O objetivo do diretório é aumentar a visibilidade e facilidade de uso de acesso aberto a revistas científicas e acadêmicas, promovendo assim maior impacto e utilização.

O Index Copernicus é uma plataforma internacional especializada em promover realizações científicas e apoiar a colaboração nacional e internacional entre cientistas, editores de revistas e instituições de pesquisa.

registrado em: EEAP, Enfermagem