código do Google analytics Revista ‘A Bruxa’ publica artigos sobre o Homem-Aranha e a Viúva Negra — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Revista ‘A Bruxa’ publica artigos sobre o Homem-Aranha e a Viúva Negra

Revista ‘A Bruxa’ publica artigos sobre o Homem-Aranha e a Viúva Negra

por Comunicação publicado 25/07/2022 11h46, última modificação 25/07/2022 11h49
Periódico publica trabalhos associando ciência e cultura, com desdobramentos em divulgação científica, ensino e preservação

A revista A Bruxa, vinculada ao Laboratório de Entomologia Urbana e Cultural da UNIRIO, publicou três novos artigos. Dois deles abordam aranhas bem conhecidas do mundo da ficção. 

Em Quadrinhos, cinema e divulgação científica: a heroína Viúva Negra à luz da Ciência, o egresso da UNIRIO Phillipe Knippel analisa histórias em quadrinhos e obras cinematográficas com referências diretas a aranhas da família Theridiidae e sua letalidade.

Já o texto Análise dos filmes Homem-Aranha (2002) e O espetacular Homem-Aranha (2012) em relação aos conceitos e à terminologia concernente à biotecnologia discute a criação do super-herói aracnídeo, além de conceitos biológicos, técnicas de biologia molecular e a relação do mundo ficcional com a realidade acadêmica. A autoria é de Ana Cláudia Trece Rolin Nabor e Daniel Meneguello Limeira.

Ainda a respeito do universo cinematográfico, a revista divulgou o artigo Questões científicas periféricas em Não olhe para cima: do bronteroc aos cientistas de vida comum. O trabalho é de autoria do professor Elidiomar Ribeiro Da-Silva e de Luci Boa Nova Coelho, ambos do Instituto de Biociências (Ibio).

O periódico A Bruxa publica trabalhos associando ciência e cultura, com desdobramentos em divulgação científica, ensino e preservação. A revista recebe trabalhos em fluxo contínuo. Após aprovação dos pareceristas, o material é rapidamente disponibilizado on-lineConfira a edição atual.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio Marca SEI UNIRIO