Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / Relações entre Brasil e África serão tema de conferência nesta quarta-feira, dia 27

Relações entre Brasil e África serão tema de conferência nesta quarta-feira, dia 27

por Comunicacao UNIRIO publicado 26/08/2014 14h50, última modificação 26/08/2014 14h50

O embaixador e escritor Alberto da Costa e Silva profere nesta quarta-feira, dia 27 de agosto, às 18h30, a conferência Relações Brasil-África, no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). Promovido pela Escola de Letras, o evento visa ampliar os estudos de literaturas africanas, em suas conexões com os campos da língua portuguesa e das literaturas brasileira e portuguesa.

Vencedor da edição 2014 do Prêmio Camões, que contempla escritores de língua portuguesa, Alberto da Costa e Silva é reconhecido como grande especialista no continente africano. Foi delegado brasileiro na Comissão Econômica das Nações Unidas para a África e ocupou posto de embaixador em Lagos, na Nigéria (1979-1983) e, paralelamente, em Cotonu, na República do Benin (1981-1883). Também ocupou postos diplomáticos na América Latina e em Portugal.

Além de obras poéticas e memorialistas, publicou inúmeros livros e ensaios sobre a História da África e as relações do Brasil com esse continente. Recebeu título de doutor honoris causa em Letras pela Universidade Obafemi Awolowo (ex-Universidade de Ifé), da Nigéria, em 1986, e em História, pela Universidade Federal Fluminense, no ano de 2009, e pela Universidade Federal da Bahia, em 2013. É um notável colecionador de arte africana.

O CCET se localiza na Av. Pasteur, 458, Urca. 


Acesso a Informação Capes CNPQ