código do Google analytics Reitoria informa sobre ações e melhorias voltadas ao retorno das atividades presenciais — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Reitoria informa sobre ações e melhorias voltadas ao retorno das atividades presenciais

por Comunicação publicado 30/03/2022 17h02, última modificação 31/03/2022 08h04
Há obras de recuperação e restauração nos campi, melhorias no Restaurante-Escola, preparação da frota de ônibus e das cantinas, além da limpeza e desinfecção dos ambientes de trabalho, laboratórios e salas de aula

A Reitoria da UNIRIO informa sua comunidade universitária sobre algumas ações e melhorias que estão em andamento, por meio de suas pró-reitorias, com vistas ao retorno seguro das atividades presenciais.

A Pró-Reitoria de Administração (Proad), a Diretoria de Atividades de Apoio e a Coordenação de Engenharia, em conjunto com as Decanias dos Centros, avaliaram os pontos críticos dos campi e propuseram soluções relativas às intervenções necessárias nos ambientes.

Visando garantir a manutenção da salubridade ambiental, foram contratadas empresas especializadas nos serviços de limpeza e desinfecção dos reservatórios de abastecimento e distribuição de água potável nos campi, bem como nos serviços de dedetização, desratização, descupinização e desinsetização.

Também foram adquiridos materiais de consumo para realizar a troca de filtros dos bebedouros e torneiras nas instalações da Universidade.

Além disso, a prestadora de serviços vem promovendo a limpeza e desinfecção dos ambientes de trabalho, banheiros, laboratórios e salas de aula, com a periodicidade definida pelos grupos competentes, estando disponível em toda a Instituição sabonete líquido, papel-toalha, álcool em gel 70º INPM, em dispensadores instalados em locais estratégicos.

Obras em andamento

Obra de restauração no Centro de Letras e Artes (CLA)

Fachada em recuperação do pavilhão do Centro de Letras e Artes (CLA)

A busca de soluções infraestruturais nos diversos campi está em andamento no Centro de Letras e Artes (CLA), no Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP) e no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Merecem destaque, entre outras, as seguintes intervenções de melhoria nas instalações físicas:
- Instalações da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto: substituição das esquadrias;
- Instalações do CCJP: reforma e restauração parcial do Bloco A e correção de vazamento do telhado do Bloco C;
- Instalações do CLA: obra de recuperação emergencial das fachadas e cobertura, reforço estrutural no mezanino e reforma dos acessos do Bloco V.

Adicionalmente, estão em tramitação procedimentos para o reparo estrutural do prédio da Reitoria e para a recuperação dos telhados da Biblioteca Central, do prédio do CCET/IBIO e do CLA, além das demandas rotineiras.

Restaurante-Escola

Melhorias no Restaurante Escola

Interior do prédio do Restaurante-Escola, localizado na Urca

A implementação das melhorias no Restaurante-Escola atenderá aos alunos da Universidade e faz parte de uma série de providências contratuais e administrativas com vistas ao regular retorno presencial.

Os equipamentos e suas instalações elétricas estão sendo reparados para garantir seu bom, seguro e duradouro funcionamento.

Cantinas

Cantina do campus 296 da Av. Pasteur, na Urca

Cantina do campus Pasteur, nº 296

Com o retorno das atividades presenciais e objetivando oferecer uma alternativa de alimentação com qualidade e preço diferenciado para a comunidade acadêmica, foram desencadeadas ações que possibilitem a reabertura de cantinas e restaurantes.

Seguem as datas previstas para a reabertura das cantinas/restaurantes:
- Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – em funcionamento normal;
- Campus Pasteur nº 296 – retorna às atividades no dia 04/04/2022;
- Campus CCJP – retorna às atividades no dia 18/04/2022.

Transporte Intercampi

Ônibus da frota da UNIRIO, que serve para transporte intercampi dos estudantes

Ônibus da frota da UNIRIO, que serve para o transporte intercampi dos estudantes

A frota veicular da UNIRIO está sendo preparada e atenderá aos alunos no retorno às atividades presenciais, com segurança, conforto e adequação às normas de trânsito. As intervenções têm caráter preventivo e corretivo, com manutenção apropriada.

Os ônibus atendem ao projeto assistencial “Transporte Intercampi”, e visam proporcionar a garantia da segurança para todos os usuários.