código do Google analytics Reitor Ricardo Cardoso reúne-se com representantes de unidades do HUGG — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Reitor Ricardo Cardoso reúne-se com representantes de unidades do HUGG

Reitor Ricardo Cardoso reúne-se com representantes de unidades do HUGG

por daniela.oliveira — publicado 25/05/2020 20h47, última modificação 26/05/2020 08h38
Encontro tratou da atual conjuntura, das medidas adotadas em relação aos pacientes e aos profissionais de saúde e das perspectivas diante do atual cenário da pandemia de coronavírus

Na última sexta-feira, 23 de maio, em continuidade aos encontros promovidos com as unidades administrativas e acadêmicas da UNIRIO, o reitor Ricardo Silva Cardoso esteve reunido com a equipe da Gerência de Atenção à Saúde, das unidades Médica, de Gestão do Cuidado, de Enfermagem, de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, e da Ouvidoria do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG).

O encontro tratou da atual conjuntura do hospital, das medidas adotadas em relação aos pacientes e aos profissionais de saúde e das perspectivas diante do atual cenário da pandemia de coronavírus.

Na ocasião, foi explicado que os profissionais de saúde em atividade se encontram devidamente protegidos com equipamento de proteção individual (EPIs), de qualidade comprovada pelas normas vigentes e que garantem a segurança da equipe e dos pacientes. Segundo a Gerência, não há falta de material e o estoque garante a atuação com segurança. Os insumos atualmente acomodados em ambientes fora de uso vêm atendendo a plena capacidade de aplicação.

Foram apresentadas ao reitor informações acerca da unidade de atendimento à Covid-19, composta por 11 leitos de enfermaria e sete de terapia intensiva. Segundo a equipe da Gerência, a jornada é exaustiva, ininterrupta para quaisquer atendimentos de necessidades individuais. São duas equipes para cada 12 horas, quando metade se paramenta e trabalha quatro horas ininterruptas. Após descanso de duas horas, e com a utilização de novos EPIs, a equipe de saúde retoma suas atividades.

De acordo com os participantes da reunião, enfermarias tiveram que ser fechadas devido ao afastamento de funcionários com mais de 60 anos, com comorbidades, barreira sanitária, lactantes e atestados diversos, o que inviabilizou a manutenção de algumas unidades de internações.

A Divisão Médica do HUGG apresentou seu Plano de Contingência, que aponta os procedimentos adotados no manejo da Covid-19. O documento, que passa por reformulações várias vezes ao dia, considera o dinamismo das informações divulgadas pelos órgãos científicos.

Já a Ouvidoria do hospital informou que tem recebido apontamentos e imediatamente encaminhado aos setores para análise e devidas respostas. Uma das solicitações recebidas foi sobre a necessidade de solução quanto à insalubridade da equipe de saúde.

O reitor Ricardo Cardoso disse ter ficado satisfeito com o alinhamento de procedimentos relativos a servidores e pacientes do HUGG no manejo e enfrentamento da Covid-19, o que garante um desempenho seguro, motivado e competente da equipe de saúde, tendo em vista a importância do HUGG no contexto do SUS, e dos professores na formação dos estudantes do CCBS.

Reitor Ricardo Cardoso e equipe do HUGG