Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Reitor participa de missão ministerial do Programa UAB em Moçambique

Reitor participa de missão ministerial do Programa UAB em Moçambique

por Comunicacao UNIRIO publicado 18/04/2014 19h25, última modificação 24/04/2014 12h05

O reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, participou de missão oficial do Ministério da Educação (MEC) a Moçambique, entre os dias 14 e 16 de abril. A delegação realizou reuniões e visitas aos polos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Moçambique, do qual a UNIRIO participa com a Licenciatura em Pedagogia/Ensino Básico.

Além do professor Jutuca, participaram da visita os reitores das universidades federais de Goiás (UFG), Fluminense (UFF) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab); o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller; o presidente da Capes, Jorge Guimarães; o diretor de Educação da Distância da Capes, João Carlos Teatini; além de membros da Assessoria Internacional do MEC.

Foram realizadas reuniões com representantes do Ministério da Educação de Moçambique, da Universidade Pedagógica, da Universidade Eduardo Mondlane e do Comitê Gestor do Programa UAB. No polo em Maputo, capital moçambicana, os reitores puderam conversar com coordenadores, docentes, tutores e estudantes.

A Licenciatura em Pedagogia/ Ensino Básico, oferecida pela UNIRIO e pela Universidade Pedagógica, teve início em Moçambique em 2011. As duas universidades encontraram afinidades no seu compromisso de formar educadores das classes iniciais, competentes do ponto de vista psicopedagógico, didático-metodológico e técnico-científico, aspectos relevantes para o ensino básico.

(Com informações do Programa de Cooperação EaD Brasil-Moçambique)