Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Reitor de universidade mexicana visita UNIRIO

Reitor de universidade mexicana visita UNIRIO

por Comunicacao UNIRIO publicado 29/07/2014 18h25, última modificação 29/07/2014 23h40

O reitor da Universidade de Guanajuato (México), José Manuel Cabrera Sixto, e o diretor de Cooperação Acadêmica da mesma Instituição, Sergio Arias Negrete, visitaram a UNIRIO na última sexta-feira, 25 de julho, para discutirem sobre iniciativas de cooperação entre as duas universidades, que mantêm um acordo de cooperação desde 2012. Em reunião com a equipe da Coordenação de Relações Internacionais (CRI), buscaram-se campos de convergência entre as duas universidades.

No encontro, as áreas de enfermagem e ciências humanas e sociais foram apontadas como pontos de confluência entre as universidades. “Nossa Escola de Enfermagem foi a primeira do Brasil e, atualmente, oferece os cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado”, ressaltou a coordenadora de Relações Internacionais da UNIRIO, Liliana Vargas. Para ela, a Escola tem muito a colaborar com a Universidade de Guanajuato, que, neste momento, busca fortalecer seu programa de doutorado em enfermagem.

Já no domínio das humanidades, a área de artes foi apontada como um ponto em comum entre as duas instituições, já que ambas têm uma história de forte relação com o teatro. Segundo o reitor Sixto, além de sediar um grupo de teatro sexagenário, Guanajuato promove periodicamente um evento cultural do qual participam artistas de cerca de 40 países.

Acordo

O acordo de mútua cooperação entre a UNIRIO e a Universidade de Guanajuato foi firmado em junho de 2012. O acordo prevê intercâmbio de estudantes, funcionários, docentes e pesquisadores entre as duas instituições, implementação de projetos de pesquisa em comum e promoção conjunta de eventos científicos e culturais.

Os termos aditivos do acordo, estabelecendo as especificidades da cooperação, serão produzidos a partir das conclusões do encontro.


Acesso a Informação Capes CNPQ