código do Google analytics Seminário debate desafios e perspectivas da indústria naval no Rio de Janeiro — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco Ouvidoria

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Você está aqui: Página Inicial / Seminário debate desafios e perspectivas da indústria naval no Rio de Janeiro

Seminário debate desafios e perspectivas da indústria naval no Rio de Janeiro

por Comso publicado 11/07/2019 14h55, última modificação 12/07/2019 11h08

 Na manhã desta quinta-feira (11), o reitor da UNIRIO Ricardo Silva Cardoso participou da abertura do Seminário ‘Indústria Naval no Rio de Janeiro: Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável’, que ocorreu no Auditório Tércio Pacitti, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)/ Instituto de Biociências (Ibio).

Também participaram da cerimônia de abertura o decano do CCET, Sidney Cunha de Lucena, o presidente da Sociedade Brasileira da Engenharia Naval (Sobena), Luis de Mattos, o deputado Luis Sérgio Nóbrega Oliveira , o representante do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval (Sinaval), Sérgio Leal,  o representante do IBS, Nilson Martins, e a professora da UNIRIO e uma das responsáveis pela organização do evento, Cládice Diniz.

Na ocasião,o reitor Ricardo Cardoso destacou a importância do evento para o crescimento do Estado do Rio de Janeiro. "Nós precisamos continuar lutando para o desenvolvimento do nosso Estado. O Rio de Janeiro ocupa uma posição estratégica em nosso país. As universidades têm esse interesse em colaborar. O que nos cabe é apoiar  essas iniciativas, que buscam gerar emprego. Temos pesquisadores capacitados, que podem contribuir para esse crescimento", finalizou.

Durante o evento, foram debatidas questões referentes ao trabalho na indústria naval, a sua precarização e aos custos sociais e de perdas ao desenvolvimento brasileiro pela importação de embarcações.

No dia 18 de julho, com abertura também às 9h,  ocorrerá um outro debate no Auditório da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).  Neste segundo momento, os convidados apresentarão suas experiências e refletirão sobre os desafios dos estaleiros navais no Rio de Janeiro para se desenvolverem de forma sustentável e sobre as perspectivas de inovação para o setor.

O evento é fruto do Projeto Painel Analítico da Precarização do Trabalho no Brasil e suas consequências, desenvolvido  entre a UNIRIO e o IBS. Tendo iniciado em outubro de 2018, o projeto realizou um diagnóstico da indústria naval no Estado do Rio de Janeiro, considerando aspectos como o trabalho, a inovação, as políticas públicas e a concorrência internacional. Após meses de pesquisas, entrevistas e discussões, o projeto se encerra com o Seminário, convidando especialistas na área para compartilharem suas experiências e proposições a respeito dos temas.

Organizado pelos professores-pesquisadores Cládice Nóbile Diniz, Manoel Silvestre Friques de Sousa, Rossandro Ramos e Vicente Aguilar Nepomuceno de Oliveira, o Seminário conta com a parceria da Finep.

Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia.

O Auditório da Finep localiza-se na Av. Chile, 330, Torre Oeste, 10º andar, no Centro.

MesaeventoIndstriaNaval.jpg
Mesa de abertura do evento, presidida pelo reitor Ricardo Cardoso (Foto: Comso)

Participantes abordam questões sobre trabalho na indústria naval (Foto: Comso)

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio