código do Google analytics Recital de flauta e piano abre programação dedicada aos instrumentos de sopro na Série UNIRIO Musical — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Recital de flauta e piano abre programação dedicada aos instrumentos de sopro na Série UNIRIO Musical

por comunicacao — publicado 31/10/2014 13h15, última modificação 04/11/2014 09h07
Evento acontece na terça-feira, dia 4, às 19h, na Sala Villa-Lobos

O mês de novembro será dedicado aos instrumentos de sopro na Série UNIRIO Musical. Abrindo a programação, João Batista Sartor (flauta) e Lúcia Barrenechea (piano) apresentam na próxima terça-feira, dia 4 de novembro, o recital O fim, o início e o meio: cenas, discursos e peças do século XX para flauta solo. O evento acontece às 19h, na Sala Villa-Lobos.

O recital pretende contextualizar peças para flauta solo compostas durante o século XX com situações contemporâneas e discursos da época. Já a segunda proposta, de acordo com os organizadores, é “apresentar alguma esperança para a humanidade através da força redentora da arte e da música e de discursos que apontam caminhos virtuosos, apesar de todo progresso e da intensidade de emoções vividos no século eleito”.

Sobre os músicos

João Batista Sartor é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, e professor adjunto de flauta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem intensa atuação no cenário musical gaúcho, com participações nas orquestras Unisinos e Sinfônica de Porto Alegre, e como convidado nas orquestras Sesi-Funarte (RS) e Theatro São Pedro (RS).

Lúcia Barrenechea é professora de piano e música de câmara no Instituto Villa-Lobos (IVL), da UNIRIO. Atuando intensamente no cenário musical brasileiro, apresenta-se com regularidade em recitais. Foi solista em concertos com as orquestras Sinfônica Estadual de São Paulo, Filarmônica de Goiás, Sinfônica de Goiânia, Sinfônica Jovem de Goiás e Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência de Eleazar de Carvalho, Emanuel Martinez, Parcival Módolo, Fabio Mechetti e Norton Morozowicz.

Reconhecida como notável pianista camerista, tem se apresentado com grandes nomes em destaque no cenário nacional e internacional. Com seu marido, o flautista Sérgio Barrenechea, forma, desde 1989, o Duo Barrenechea, desenvolvendo um intenso trabalho camerístico com a formação flauta e piano.

Outras informações pelos telefones 2542-3311/3312.

A Sala Villa-Lobos se localiza na Av. Pasteur, 436 (fundos), Urca.