código do Google analytics Recém-doutor formado pelo IVL recebe menção honrosa do Prêmio Capes de Tese Edição 2014 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Recém-doutor formado pelo IVL recebe menção honrosa do Prêmio Capes de Tese Edição 2014

por comunicacao — publicado 09/10/2014 14h55, última modificação 09/10/2014 17h26
Marcus Vasconcelos investigou a utilização de dualidades na composição musical contemporânea

O trabalho A oposição na música contemporânea: uma perspectiva composicional baseada nos antônimos, defendido em março no Instituto Villa-Lobos (IVL), conquistou a menção honrosa do Prêmio Capes de Tese edição 2014. A pesquisa foi desenvolvida pelo compositor Marcus André Varela Vasconcelos, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob orientação do professor do IVL Marcos Vieira Lucas.

O autor investigou a utilização de dualidades como agentes de sentido na composição musical contemporânea. “A despeito de uma nova tendência de pensamento, que confere à diferença uma autonomia em relação aos sistemas binários, as dualidades continuam mostrando-se importantes na motivação criativa dos compositores de hoje”, diz, no texto.

A premiação veio como uma surpresa para o recém-doutor. “Fiquei muito feliz e honrado com a indicação da tese ao prêmio, pois sei que ela concorreu com trabalhos muito bons, já mesmo internamente, no âmbito da UNIRIO”, avalia. “A menção honrosa em nível nacional foi algo que eu sinceramente não esperava, e que veio reforçar minha disposição em continuar pesquisando e aprofundando o tema”.

Além da “orientação dedicada” do professor Marcos Lucas e da “competência da equipe de professores da pós-graduação em música da UNIRIO”, Vasconcelos atribui a conquista à parceria firmada entre a Instituição e a UFRN, que lhe proporcionou a realização de um doutorado interinstitucional. Ele menciona, ainda, a “valiosa colaboração dos professores externos”, convidados em seu processo de formação no curso de doutorado do IVL.

Professor da UNIRIO também é contemplado

O professor da Escola de Matemática da UNIRIO Leonardo Tadeu Silvares Martins também foi contemplado pelo prêmio, como autor da melhor tese de doutorado na área de Matemática / Probabilidade e Estatística. Seu trabalho, intitulado On the essential spectrum of the Laplacian and the drifed Laplacian, foi desenvolvido na Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação do professor Detang Zhou.

Confira a lista de autores premiados

registrado em: Música, IVL