Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Quadra poliesportiva é inaugurada na UNIRIO

Quadra poliesportiva é inaugurada na UNIRIO

por Comunicacao UNIRIO publicado 16/09/2016 12h55, última modificação 19/09/2016 08h28

A sexta-feira trouxe mais energia para toda a comunidade UNIRIO e um motivo para comemorar. Foi inaugurada, na manhã deste dia 16 de setembro, a quadra da Universidade – o Espaço Esportivo Tiago Félix –, no campus do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), na Urca.

A quadra poderá ser usada por alunos, docentes e técnicos-administrativos e ficará sob a gestão da Liga das Atléticas da UNIRIO (Launi), que será responsável por organizar os horários de uso do espaço. O local também será usado para treinos das Atléticas da Universidade. 

O reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, descerrou a placa de inauguração ao lado do vice-reitor, Ricardo Cardoso, da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Mônica Valle, e do presidente da Liga das Atléticas da UNIRIO (Launi), Miguel Morelli. “É uma alegria imensa, na nossa gestão, colocar à disposição de toda a  comunidade um espaço para a prática esportiva. É algo sonhado há muito tempo e que conseguimos concretizar”, declarou. O reitor também enfatizou que o nome da quadra foi uma homenagem muito justa a Tiago Félix, aluno da Escola de Direito que se destacou ao lançar a primeira competição esportiva da UNIRIO, o Intercursos, em 2011, mas que faleceu em 2012.

O vice-reitor, Ricardo Cardoso reforçou o caráter social do novo espaço e também agradeceu o empenho dos servidores que possibilitaram a construção do prédio e da quadra.  “O esporte tem direção social e vai contra esse mundo de tanta segregação que estamos presenciando. Essa quadra é um espaço social para agregar discentes e servidores”, concluiu.

O presidente da Launi, Miguel Morelli, disse estar orgulhoso já que o esforço foi grande e a trajetória longa para tirar a quadra do papel. “Hoje temos o primeiro espaço esportivo da UNIRIO. É um marco para a Universidade, para os estudantes e para a Liga”, declarou. A pró-reitora Mônica Valle desejou que a comunidade faça um bom uso da quadra, que cuide bem desse mais novo patrimônio e que “as Atléticas treinem bastante aqui para conquistar muitos títulos”. Mônica também homenageou Tiago Félix: “ele foi um entusiasta do esporte que tinha um jeito muito doce de conquistar coisas e espaços”.

Quem foi Tiago Félix

Tiago ingressou na Universidade em 2009 e, entre 2011 e 2012, foi presidente da Atlética de Direito. É reconhecido por ter dado o pontapé inicial ao projeto esportivo da Universidade ao viabilizar o primeiro Interuni (na época, conhecido como Intercursos). Conheceu a Atlética pelo amigo Pedro Paulo Montedonio e se engajou desde início até se tornar presidente. “O Tiago era uma pessoa que tinha unanimidade em simpatia e alegria. Amava o esporte e dava o sangue pela Atlética”, destacou Pedro Paulo.

Conheça a Launi

Primeira liga universitária do estado do Rio de Janeiro, conta hoje com 14 Atléticas, dos cursos de Engenharia de Produção, Direito, Administração, Ciência Política, Ciências Sociais, História, Turismo, Biblioteconomia, Biologia, Nutrição, Medicina, Biomedicina, Enfermagem e Sistemas de Informação. Com a participação de cerca de 500 estudantes/atletas, a Liga tem como objetivo promover o esporte universitário e a integração dos alunos, incentivando o orgulho de estudar na Universidade.

Atualmente a Launi está organizando o Interuni, campeonato poliesportivo entre as Atléticas da UNIRIO, que acontece nos próximos dias 24 e 25 de setembro e 8 e 9 de outubro, no Complexo Esportivo da Rocinha. O evento terá competições de vôlei, basquete, futsal, handebol e futebol society.

Para mais informações, acesse a página do Facebook da Launi

Momento do descerramento da placa do Espaço Esportivo Tiago Félix (Foto: Comso)

Reitor da UNIRIO, alunos e servidores que participaram da inauguração da quadra (Foto: Comso)


Acesso a Informação Capes CNPQ