código do Google analytics Publicação reúne produção científica da UNIRIO relacionada à pandemia — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Publicação reúne produção científica da UNIRIO relacionada à pandemia

Publicação reúne produção científica da UNIRIO relacionada à pandemia

por daniela.oliveira — publicado 29/03/2021 15h45, última modificação 29/03/2021 15h45
Compilação apresenta centenas de contribuições voltadas ao combate ao coronavírus e ao entendimento da Covid-19, em diferentes campos do conhecimento

Em 2020, com o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, a ciência se voltou para o combate ao agente causador da Covid-19 e para o entendimento da doença, que somente no Brasil já matou mais de 300 mil pessoas.

Na UNIRIO, a produção científica também se direcionou a temas relacionados à pandemia. O resultado está reunido na publicação Produção Científica na Pandemia - UNIRIO e ciência no combate ao coronavírus, organizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI).

De acordo com a compilação, ao longo do último ano foram 97 palestras e trabalhos apresentados; 58 artigos científicos; e 19 capítulos de livros publicados, além de oito cursos de curta duração oferecidos e 19 materiais didáticos/instrucionais desenvolvidos.

Entre participações em programas de rádio e TV, conteúdos para redes sociais, websites, blogs e textos em jornais e revistas, todos sobre a temática da pandemia, foram mais de 100 produções.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Evelyn Orrico, destaca a relevância dessa produção para a Universidade e, principalmente, para a sociedade. "Esses estudos provocam impacto não só nos indicadores de qualidade em que a pesquisa e a pós-graduação costumam ser avaliadas, mas em especial para a população, que passa a compreender um pouco melhor o desenvolvimento da doença, suas formas de contágio, a repercussão em suas atividades econômicas e, assim, ficar mais segura no momento de tomadas de decisão", analisa.

Para ela, mais do que nunca a ciência evidencia o seu papel fundamental, e, neste contexto, a UNIRIO tem dado a sua contribuição, fazendo pesquisa e divulgando-a para toda a sociedade. "Nossa Universidade, plural por excelência, apresenta projetos desenvolvidos em diferentes campos do conhecimento: bioquímica, medicina, matemática, história, serviço social, nutrição, saúde coletiva, enfermagem, biblioteconomia, turismo e patrimônio", salienta Evelyn.

Confira a publicação Produção Científica na Pandemia - UNIRIO e ciência no combate ao coronavírus.