código do Google analytics PROPGPI lança editais de fomento à pesquisa — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / PROPGPI lança editais de fomento à pesquisa

PROPGPI lança editais de fomento à pesquisa

por Comunicação publicado 02/08/2021 18h33, última modificação 03/08/2021 11h23
Período de envio de propostas para os Programas Pesquisador UNIRIO de Produtividade em Pesquisa e Pesquisador-Instalação será de 16 de agosto a 14 de setembro

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) lançou editais de seleção para os Programas Pesquisador UNIRIO de Produtividade em Pesquisa (PPQ-UNIRIO) e Pesquisador-Instalação (PPInst), referentes ao ano de 2021.

O Programa Pesquisador UNIRIO de Produtividade em Pesquisa (PPQ) busca incentivar docentes da Universidade a submeter projetos às próximas chamadas de editais do CNPq de fomento à pesquisa. Os recursos do programa se destinam ao desenvolvimento dos projetos aprovados, no valor total de até R$ 7 mil por projeto.

Para submeter propostas, o candidato deve ser docente efetivo do quadro permanente da UNIRIO com regime de trabalho de 40 horas ou dedicação exclusiva e integrante de grupo de pesquisa da UNIRIO no Diretório do CNPq, além de projeto cadastrado na Diretoria de Pesquisa (DPq) e em situação regular.

O professor precisa, ainda, ter submetido projetos de pesquisa a editais do CNPq nas modalidades “Produtividade em Pesquisa (PQ)”, “Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT)” ou “Pesquisador Sênior (PQ-Sr)”, em 2019 ou 2020, devendo a proposta ter sido aprovada no seu mérito com parecer favorável da área, porém não contemplada por razões de restrições orçamentárias.

O período de envio de propostas será de 16 de agosto a 14 de setembro. O material deverá ser enviado para o e-mail dfi.propg@unirio.br. Confira no edital as regras para submissão.

Pesquisador-Instalação

O PPInst visa dar suporte às atividades de pesquisa e produção científica de pesquisadores doutores recém-contratados, com até dois anos de vínculo empregatício com a UNIRIO. Os recursos do programa serão destinados ao desenvolvimento dos projetos aprovados, no valor total de até R$ 3 mil por projeto.

Para concorrer, é necessário ser docente efetivo do quadro permanente da UNIRIO com regime de trabalho de 40 horas ou dedicação exclusiva, além de ter projeto de pesquisa cadastrado na DPq e em situação regular. O candidato também deve ser integrante de grupo de pesquisa da UNIRIO cadastrado no Diretório do CNPq e precisa ter submetido proposta para cota de iniciação científica pelo portal de pesquisa da UNIRIO, em 2019, 2020 ou 2021.

As propostas devem ser encaminhadas entre 16 de agosto e 14 de setembro, para o e-mail dfi.propg@unirio.br. Confira no edital a relação de documentos exigidos.

Outras informações com a DPq, pelo e-mail pesquisa.dpq@unirio.br.