código do Google analytics PROPG lança edital para concessão de bolsas de Iniciação Científica — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / PROPG lança edital para concessão de bolsas de Iniciação Científica

PROPG lança edital para concessão de bolsas de Iniciação Científica

por comunicacao — publicado 17/12/2014 16h30, última modificação 18/12/2014 13h16
Oferta é de 376 bolsas, destinadas a alunos de graduação da UNIRIO

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG), por meio da Diretoria de Pesquisa (DPq), divulga o edital de seleção de propostas para concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação da UNIRIO.

A oferta é de 376 bolsas, das quais 76 são oferecidas pelo Programa Institucional de Bolsas IC do CNPq (Pibic/CNPq), e 300 são do Programa Institucional de Bolsas IC/UNIRIO. Do total, 18 bolsas são reservadas a portadores de necessidades especiais, se houver. A vigência será de agosto de 2015 a julho de 2016, e o valor mensal é de R$ 400.

O objetivo do programa de bolsas IC é fomentar a formação de novos pesquisadores, em todas as áreas de conhecimento, bem como despertar a vocação científica em estudantes de graduação com a participação ativa em projetos de pesquisa, aprovados em processo de seleção e orientados por pesquisadores qualificados.

Os estudantes interessados em receber o auxílio devem, entre os requisitos, estar regularmente matriculados em curso de graduação da UNIRIO, cursando até o penúltimo período de integralização do curso (durante o período da vigência da bolsa). O aluno deve também apresentar Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) igual ou superior a 7,0 (sete).

As propostas para concessão de bolsas devem ser submetidas pelo professor orientador, por meio do SIE (Sistema de Informações para o Ensino). Para isso, o docente deve, entre outros requisitos, possuir experiência de pesquisa e estar inserido em um ou mais Grupos de Pesquisa do CNPq sediados, obrigatoriamente, na UNIRIO; ter titulação de doutor ou de mestre, com regime de trabalho com tempo integral (40h) ou dedicação exclusiva (DE), e com produção científica, tecnológica ou artístico-cultural entre 2010 e 2015.

O prazo para submissão de propostas vai até 20 de março de 2015. Todas as orientações para o envio da documentação exigida estão disponíveis no edital de seleção.

Outras informações podem ser obtidas na página da DPq: http://www2.unirio.br/unirio/propg/departamento-de-pesquisa/editais/vigencia-de-bolsa-ic-2015-2016.