Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / PROPG recebe propostas para bolsas de iniciação científica

PROPG recebe propostas para bolsas de iniciação científica

por Comunicacao UNIRIO publicado 04/02/2014 12h35, última modificação 06/02/2014 09h41

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG) receberá entre os dias 10 e 21 de fevereiro propostas para concessão de bolsas de iniciação científica (IC). São oferecidas 77 bolsas do programa institucional de iniciação científica do CNPq e 300 do programa da UNIRIO, sendo 18 delas reservadas a portadores de necessidades especiais, quando houver.

As bolsas serão concedidas por um período de 12 meses, de agosto de 2014 a julho de 2015, admitindo-se renovação. Os candidatos devem estar regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação da UNIRIO, exceto no caso de alunos de iniciação científica que sejam financiados pela Universidade. Não há restrições quanto à idade nem ao número de renovações. O valor das bolsas será de R$400 mensais.

Docentes interessados em ser orientadores devem possuir experiência de pesquisa e estar inseridos em um ou mais grupos de pesquisa do CNPq sediados na UNIRIO. Também é necessário que tenham titulação de doutor ou de mestre, em regime de trabalho com tempo integral (40h) ou dedicação exclusiva (DE), e com produção científica, tecnológica ou artístico-cultural no período de 2009 a 2014. Além disso, precisam registrar no SIE, ou já ter registrado, um projeto de pesquisa que apresente originalidade, relevância e viabilidade técnica.  

A apresentação de propostas deverá ser feita pelos orientadores, por meio de entrega de mídia no Departamento de Pesquisa. A relação de documentos necessários para apresentar a proposta está no edital.

Exigências

A PROPG destaca que o formulário “Espelho” deve ser completamente preenchido. O docente é exclusivamente responsável pela entrega das apresentações de propostas no período determinado, das 9h às 18h, no Departamento de Pesquisa. Caso o orientador não possa comparecer, seu representante deve estar de posse de autorização do docente que deseja concorrer às cotas de bolsas de IC.

A entrega das propostas não exclui a obrigatoriedade do registro de projeto no SIE. O professor que não respeitar o prazo não poderá concorrer.

Outras informações pelo telefone (21) 2542-7595.


Acesso a Informação Capes CNPQ