Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / Projeto Schubertiade abre mês dedicado à voz humana da Série UNIRIO Musical

Projeto Schubertiade abre mês dedicado à voz humana da Série UNIRIO Musical

por Comunicacao UNIRIO publicado 01/06/2015 12h40, última modificação 02/06/2015 08h51

A Série UNIRIO Musical de junho será dedicada à voz humana. O primeiro concerto, nesta terça-feira, dia 2, contará com a presença do projeto Schubertiade, que reúne os pianistas Katia Balloussier e Flávio Augusto, o violinista Ayran Nicodemo e a cantora e soprano Carol McDavit – responsável pela curadoria da série neste mês.

No início do século XIX, Shubertiades eram eventos informais, realizados em casas de amigos do compositor Franz Schubert – ou na casa do próprio compositor – na cidade de Viena, Áustria, onde o compositor passou a maior parte de sua vida.

Com o passar do tempo, algumas Schubertiades passaram a ser apresentações patrocinadas pela aristocracia vienense ou pelos grandes amantes da música de Schubert. Além da música do compositor austríaco, esses encontros contavam também com leituras de poesia, dança e outros “passatempos sociáveis”.

O atual projeto Schubertiade tem o intuito de mesclar música e poesia, no sentido de resgatar esse “momento musical e artístico” vivido na época de um dos maiores compositores de todos os tempos.

O concerto terá início às 19h e acontecerá na Sala Villa-Lobos (Av. Pasteur, 436 – fundos, Urca).


Acesso a Informação Capes CNPQ