Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Projeto Portal do Carnaval abre chamada de trabalhos para o 2° Congresso Nacional do Samba

Projeto Portal do Carnaval abre chamada de trabalhos para o 2° Congresso Nacional do Samba

por Comunicacao UNIRIO publicado 24/10/2012 00h00, última modificação 14/07/2015 09h26

O projeto de extensão Portal do Carnaval, da UNIRIO, abre inscrições até o dia 18 de novembro para o envio de resumos para o 2º Congresso Nacional do Samba: 50 anos da Carta do Samba. O evento será realizado entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (antigo Palácio Pedro Ernesto), no Centro, e no Museu da República, no Catete. Os interessados em apresentar comunicações nas mesas-redondas do Congresso devem se inscrever por meio do formulário disponível no site www.unirio.br/portaldocarnaval.

O 2° Congresso Nacional do Samba tem como objetivo promover a discussão sobre o samba e o carnaval no contexto atual da economia criativa. Voltado a estudiosos e pesquisadores do samba, do carnaval e da cultura popular, o evento propõe uma revisão dos eixos temáticos da Carta do Samba, redigida pelo escritor e folclorista Edison Carneiro (1912-1972), que completaria 100 anos em 2012. A Carta foi aprovada por importantes personalidades desse segmento cultural, no Rio de Janeiro, ao fim do 1º Congresso Nacional do Samba, em 2 de dezembro de 1962, data que se consagrou como o Dia Nacional do Samba.

Os resumos para o Congresso devem apresentar resultados obtidos a partir das linhas ou diretrizes contidas na Carta do Samba de 1962 e abrir possibilidades para pesquisas futuras. Uma comissão acadêmica de especialistas na área de samba, música e cultura popular fará a avaliação dos resumos e selecionará os trabalhos de acordo com os eixos temáticos e as normas instituídas para o evento. O resultado da avaliação será divulgado até 25 de novembro.

Os trabalhos serão apresentados em sessões de comunicação oral nas mesas-redondas do Congresso. Cada autor terá o tempo de 15 minutos para exposição, após a qual será aberto espaço para debate com o público. Até o dia 30 de dezembro de 2012, os aprovados devem encaminhar para o e-mail portaldocarnaval@unirio.br um artigo de sua autoria expandindo a temática do resumo aceito. O texto integrará os anais do 2º Congresso Nacional do Samba.

Confira o edital de chamada de trabalhos no site www.unirio.br/portaldocarnaval. No documento abaixo, acesse a Carta do Samba de 1962.

Carta_do_Samba_1962.pdf

Sobre o Portal do Carnaval

Integrar a cadeia produtiva do Carnaval via web 2.0. Esse é o objetivo da rede social que permitirá a troca de informações, serviços, produtos, negócios e perfis de profissionais, fornecedores, organizações e empresários da festa popular no Rio de Janeiro. Portal do Carnaval é uma realização da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com as instituições ligadas à folia carioca: Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras); Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa); Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj); Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro (Aescrj); Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro (Fbcerj); além de outros parceiros vinculados ao samba e ao carnaval. O projeto tem o financiamento do Sebrae/NA e da Finep e, no âmbito da UNIRIO, é coordenado pelo Prof. Jair Martins de Miranda, docente do Departamento de Arquivologia do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).

registrado em:

Acesso a Informação Capes CNPQ