Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Banner

Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco

Você está aqui: Página Inicial / Projeto Ópera na UNIRIO estreia espetáculo Dulcinéia e Trancoso

Projeto Ópera na UNIRIO estreia espetáculo Dulcinéia e Trancoso

por Comunicacao UNIRIO publicado 12/09/2017 19h15, última modificação 14/09/2017 08h44

O Projeto Ópera na UNIRIO estreia nesta sexta-feira, dia 15, o espetáculo Dulcinéia e Trancoso, de autoria do compositor brasileiro Eli-Eri Moura e do libretista W.J. Solha. O evento acontece às 18h, na Sala Paschoal Carlos Magno (Palcão). Também haverá apresentações nos dias 16, 22 e 23, às 18h, e 17 e 24, às 17h, sempre no mesmo lugar.

Dulcinéia e Trancoso  é considerada a primeira ópera armorial.  Nela, encontra-se uma mistura da cultura nordestina com a ibérica, com Ariano Suassuna e seu ídolo Miguel de Cervantes Saavedra, além de Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcinéia del Toboso (personagens do espanhol) com  Gonçalo Fernandes Trancoso – o primeiro contista da língua portuguesa.

 Pernambuco está retratado na música erudita com inspirações estilizadas de xote, xaxado, maracatu, cantoria e frevo ao lado de trechos românticos, outros circenses e momentos dramáticos com a entrada da Morte.  Em cada uma das dez cenas da tragicomédia, escutamos melodias memoráveis do palhaço Dom Pixote, encarnado pelo ator Trancoso, e sua amada e descabelada Dulcinéia, na batalha contra as retroescavadeiras que ameaçavam destruir a Pedra do Reino conforme as visões de Cervantes e Ariano.  

O Palcão se localiza no Centro de Letras e Artes (Av. Pasteur - fundos, 436, Urca).

 

 


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio