código do Google analytics Projeto de pesquisa investiga evolução da política nacional de turismo — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de pesquisa investiga evolução da política nacional de turismo

Projeto de pesquisa investiga evolução da política nacional de turismo

por comunicacao — publicado 13/02/2014 09h25, última modificação 27/09/2014 10h31
Estudo coordenado por professora da Escola de Turismo abordará desde o Brasil dos anos 30 até a conjuntura atual

O projeto “Memória, patrimônio e turismo: narrativas e trajetórias no contexto da política nacional de turismo”, coordenado pela professora do Departamento de Turismo e Patrimônio Maria Amália de Oliveira, investiga normas e diretrizes desde o Brasil dos anos 30 até a atualidade. A proposta da pesquisa, que foi recentemente contemplada por edital do CNPq, é suprir uma lacuna na memória do turismo nacional, marcada pela escassez de material e informações.

“Ainda não temos registrada a memória do turismo no país”, ressalta Maria Amália. “A proposta do projeto é analisar desde o Brasil de Getúlio Vargas, quando a política nacional de turismo ainda era muito rudimentar, feita por normas e decretos, até os dias de hoje, em que a atividade se organiza por meio de um ministério”, revela.

Segundo a professora, a pesquisa busca enfocar os personagens da política nacional de turismo ao longo do tempo, “protagonistas e coadjuvantes que ajudaram a construir essa história.”

Apoio

O estudo coordenado por Maria Amália foi contemplado pelo Edital nº 43/2013 do CNPq, lançado no segundo semestre de 2013. O projeto receberá financiamento para compra de materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento da pesquisa. Todos os itens adquiridos irão integrar o patrimônio da UNIRIO. Para a coordenadora, "trata-se da solidificação da pesquisa em Turismo realizada no âmbito da Universidade, que começa a ganhar destaque fora dela." 

 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio