código do Google analytics Projeto de pesquisa investiga evolução da política nacional de turismo — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de pesquisa investiga evolução da política nacional de turismo

Projeto de pesquisa investiga evolução da política nacional de turismo

por comunicacao — publicado 13/02/2014 09h25, última modificação 27/09/2014 10h31
Estudo coordenado por professora da Escola de Turismo abordará desde o Brasil dos anos 30 até a conjuntura atual

O projeto “Memória, patrimônio e turismo: narrativas e trajetórias no contexto da política nacional de turismo”, coordenado pela professora do Departamento de Turismo e Patrimônio Maria Amália de Oliveira, investiga normas e diretrizes desde o Brasil dos anos 30 até a atualidade. A proposta da pesquisa, que foi recentemente contemplada por edital do CNPq, é suprir uma lacuna na memória do turismo nacional, marcada pela escassez de material e informações.

“Ainda não temos registrada a memória do turismo no país”, ressalta Maria Amália. “A proposta do projeto é analisar desde o Brasil de Getúlio Vargas, quando a política nacional de turismo ainda era muito rudimentar, feita por normas e decretos, até os dias de hoje, em que a atividade se organiza por meio de um ministério”, revela.

Segundo a professora, a pesquisa busca enfocar os personagens da política nacional de turismo ao longo do tempo, “protagonistas e coadjuvantes que ajudaram a construir essa história.”

Apoio

O estudo coordenado por Maria Amália foi contemplado pelo Edital nº 43/2013 do CNPq, lançado no segundo semestre de 2013. O projeto receberá financiamento para compra de materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento da pesquisa. Todos os itens adquiridos irão integrar o patrimônio da UNIRIO. Para a coordenadora, "trata-se da solidificação da pesquisa em Turismo realizada no âmbito da Universidade, que começa a ganhar destaque fora dela." 

 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio