código do Google analytics Projeto de Extensão da UNIRIO e ONG SOS Mata Atlântica iniciam parceria — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de Extensão da UNIRIO e ONG SOS Mata Atlântica iniciam parceria

Projeto de Extensão da UNIRIO e ONG SOS Mata Atlântica iniciam parceria

por comunicacao — publicado 13/10/2016 08h00, última modificação 14/10/2016 13h14
Monitoramento das águas do rio Cascata e educação ambiental fazem parte do acordo de cooperação

O programa de extensão Tecendo Saberes: Escola e Comunidade na Gestão Ambiental local, coordenado pelo professor Daniel Fonseca de Andrade, iniciou uma parceria com a Organização Não Governamental SOS Mata Atlântica, com o objetivo de participar do projeto “Observando os Rios”, desenvolvido pela ONG em vários estados do Brasil.

A primeira ação, após o fechamento da parceria, ocorreu no dia 7 de outubro, na Escola Municipal Jornalista Brito Broca, na Tijuca. Na ocasião, foi assinado um terno de cooperação envolvendo a escola, o Posto de Saúde e um agente ambiental local com o objetivo de formar um coletivo responsável pelo monitoramento da água do rio Cascata, que corta a comunidade do Morro da Formiga, localizado no mesmo bairro.

Após uma apresentação sobre o projeto “Observando os Rios”, os participantes receberam um Kit de coleta de água e foram até o rio Cascata realizar a primeira coleta do monitoramento e também exercitar o uso do Kit.

De acordo com o professor Daniel Fonseca estão previstas outras atividades pedagógicas com estudantes e moradores da região. “O objetivo dessas ações é estimular o envolvimento de todos na gestão comunitária do corpo hídrico. Por isso, estamos trabalhando na construção de um cronograma coletivo de atuação. A ideia é que o processo de monitoramento seja também utilizado como abordagem pedagógica para a educação ambiental da região”, explicou.