código do Google analytics Projeto de extensão ‘Coro Juvenil UNIRIO’ celebra cinco anos de existência — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de extensão ‘Coro Juvenil UNIRIO’ celebra cinco anos de existência

Projeto de extensão ‘Coro Juvenil UNIRIO’ celebra cinco anos de existência

por comunicacao — publicado 18/09/2018 17h35, última modificação 18/09/2018 18h24
Nesta quarta (19), será realizado um concerto nos Jardins do Centro de Letras e Artes (CLA), com abertura de exposição de fotos e cartazes

Criado em 2013, o projeto de extensão Coro Juvenil UNIRIO celebrará seus cinco anos com um concerto nesta quarta-feira, 19 de setembro, seguido da abertura de exposição com fotos e cartazes que retratam a trajetória do projeto, coordenado pelo professor do Instituto Villa-Lobos Julio Moretzsohn.

O coro, voltado para a musicalização de jovens entre 12 e 25 anos, conta atualmente com 61 participantes, moradores de diferentes bairros do Rio de Janeiro. "A intenção é aproximar esses jovens da Universidade e prepará-los para, quem sabe, ingressar nos cursos de Música. Não existe essa formação na educação básica e aqui eles, por exemplo, têm contato com partituras, desenvolvem a percepção musical e a técnica vocal", explica Moretzsohn.

O projeto é também um campo de estágio para alunos do curso de Licenciatura em Música, Canto e Regência da Universidade – os graduandos têm a oportunidade de exercer uma prática acadêmica mais próxima da realidade do mercado de trabalho.

Além das atividades na Universidade, o projeto iniciou este ano uma parceria com o Centro Educacional Pequena Cruzada, na Lagoa, que atende a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, que já integra 46 crianças de 9 e 10 anos, busca antecipar o contato desses meninos e meninas com a música.

Comemorações

O concerto para celebrar os cinco anos do Coro Juvenil UNIRIO acontecerá às 19h, nos Jardins do Centro de Letras e Artes – CLA  (Av. Pasteur, 296, fundos, Urca). Em seguida, será inaugurada a exposição sobre o projeto, que ficará aberta para visitação na Sala Coelho Neto, também no CLA, até o dia 30 de setembro. A mostra reúne fotos e cartazes dos ensaios e das apresentações do coro ao longo do tempo.

O coro irá se apresentar também no próximo domingo, 23 de setembro, às 11h, no Jardim Botânico. 

Saiba mais sobre o Coro Juvenil UNIRIO na página do projeto.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio