código do Google analytics Projeto de extensão ‘Coro Juvenil UNIRIO’ celebra cinco anos de existência — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de extensão ‘Coro Juvenil UNIRIO’ celebra cinco anos de existência

Projeto de extensão ‘Coro Juvenil UNIRIO’ celebra cinco anos de existência

por comunicacao — publicado 18/09/2018 17h35, última modificação 18/09/2018 18h24
Nesta quarta (19), será realizado um concerto nos Jardins do Centro de Letras e Artes (CLA), com abertura de exposição de fotos e cartazes

Criado em 2013, o projeto de extensão Coro Juvenil UNIRIO celebrará seus cinco anos com um concerto nesta quarta-feira, 19 de setembro, seguido da abertura de exposição com fotos e cartazes que retratam a trajetória do projeto, coordenado pelo professor do Instituto Villa-Lobos Julio Moretzsohn.

O coro, voltado para a musicalização de jovens entre 12 e 25 anos, conta atualmente com 61 participantes, moradores de diferentes bairros do Rio de Janeiro. "A intenção é aproximar esses jovens da Universidade e prepará-los para, quem sabe, ingressar nos cursos de Música. Não existe essa formação na educação básica e aqui eles, por exemplo, têm contato com partituras, desenvolvem a percepção musical e a técnica vocal", explica Moretzsohn.

O projeto é também um campo de estágio para alunos do curso de Licenciatura em Música, Canto e Regência da Universidade – os graduandos têm a oportunidade de exercer uma prática acadêmica mais próxima da realidade do mercado de trabalho.

Além das atividades na Universidade, o projeto iniciou este ano uma parceria com o Centro Educacional Pequena Cruzada, na Lagoa, que atende a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, que já integra 46 crianças de 9 e 10 anos, busca antecipar o contato desses meninos e meninas com a música.

Comemorações

O concerto para celebrar os cinco anos do Coro Juvenil UNIRIO acontecerá às 19h, nos Jardins do Centro de Letras e Artes – CLA  (Av. Pasteur, 296, fundos, Urca). Em seguida, será inaugurada a exposição sobre o projeto, que ficará aberta para visitação na Sala Coelho Neto, também no CLA, até o dia 30 de setembro. A mostra reúne fotos e cartazes dos ensaios e das apresentações do coro ao longo do tempo.

O coro irá se apresentar também no próximo domingo, 23 de setembro, às 11h, no Jardim Botânico. 

Saiba mais sobre o Coro Juvenil UNIRIO na página do projeto.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio