código do Google analytics Projeto da UNIRIO fará documentário sobre imóveis desativados da Área Portuária do Rio de Janeiro — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Projeto da UNIRIO fará documentário sobre imóveis desativados da Área Portuária do Rio de Janeiro

Projeto da UNIRIO fará documentário sobre imóveis desativados da Área Portuária do Rio de Janeiro

por Comunicação publicado 16/12/2020 18h10, última modificação 09/04/2021 17h00
Iniciativa coordenada pela professora Evelyn Furquim, do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana, foi a mais bem colocada em edital de patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Um projeto da UNIRIO foi o primeiro colocado entre os proponentes do Programa de Patrocínio Cultural 2020 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ). O resultado foi anunciado na última sexta-feira, 11 de dezembro.

Coordenada pela professora Evelyn Furquim Werneck Lima, do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana, a proposta prevê a realização de um documentário sobre imóveis industriais abandonados da Área Portuária do Rio de Janeiro, com previsão de lançamento no fim de 2021.

Intitulado "Patrimônio Industrial e Práticas Artísticas – O patrimônio industrial desativado da Área Portuária, sua potencialidade para usos artísticos culturais e os impactos sobre a população local", o projeto visa expor uma análise crítica de imóveis representativos do patrimônio industrial desativado da região portuária do município do Rio de Janeiro, bem como fazer análises da população residente e de grupos de artistas e diretores teatrais do entorno, em busca de propostas de conservação e ocupação desses imóveis com base na reintegração dos mesmos à vida dos moradores.

A iniciativa é decorrente da pesquisa "Espaço, Memória e Projeto Urbano”, liderada pela professora Evelyn Furquim, e conta com a participação dos docentes Leonardo Munk (UNIRIO) e Leonardo Mesentier (UFF) e dos bolsistas de Iniciação Científica IC Julia Maciel e Bernardo Miranda, além dos doutorandos arquitetos Francisco Leocádio e Sara Fagundes (UNIRIO), entre outros.

A intenção é divulgar o documentário nas comunidades dos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, visando sensibilizar moradores, artistas e o poder público para o debate sobre a ocupação desse patrimônio com atividades artístico-culturais da região.

Com a produção audiovisual, os pesquisadores buscam demonstrar o potencial dessas estruturas industriais para o uso artístico-cultural e divulgar os benefícios que podem advir do uso desse patrimônio, com base em experiências nacionais e internacionais bem-sucedidas.

Outro objetivo do projeto é mostrar que vazios urbanos, seja em grandes estruturas abandonadas ou espaços industriais de pequenas proporções, podem ser recuperados e devolvidos à população, provocando benefícios sociais e culturais e de fortalecimento da identidade coletiva.

registrado em: divulgação científica

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio