código do Google analytics Projeto da UNIRIO é aprovado em chamada do Programa Ciência sem Fronteiras — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Projeto da UNIRIO é aprovado em chamada do Programa Ciência sem Fronteiras

Projeto da UNIRIO é aprovado em chamada do Programa Ciência sem Fronteiras

por comunicacao — publicado 27/01/2014 10h55, última modificação 29/01/2014 08h39
Edital do CSF contempla pesquisador internacional com bolsa de R$ 14 mil mensais

O projeto de pesquisa "Padrões Globais da Macrofauna em Praias Arenosas da América do Sul: Uma Análise Macroecológica", coordenado pelos professores Ricardo Cardoso (UNIRIO) e Omar Defeo (Universidad de La República – Uruguai), foi selecionado para uma bolsa Pesquisador Visitante Especial (PVE), do Programa Ciência sem Fronteiras (CSF).

O benefício contemplará o professor Omar Defeo com o apoio financeiro de R$14 mil por mês para custear sua estadia no país, durante o período como pesquisador visitante. O proponente do projeto foi o professor Luciano Neves, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO) da UNIRIO.

“Essa bolsa confere ao professor Defeo o reconhecimento pela liderança científica internacional na área de Biodiversidade e Bioprospecção”, avalia Ricardo Cardoso, atual pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIRIO. Segundo ele, que foi orientando do pesquisador durante seu curso de doutorado, a bolsa viabilizará a permanência de Defeo no Brasil ao menos durante um mês por ano, no período mínimo de três anos.

Defeo é professor titular do Departamento de Ecologia e Evolução na Faculdade de Ciências da Universidad de La República, no Uruguai. Desde 1981 investiga avaliação e manejo de pescas artesanais e ecologia de praias arenosas e de conservação da biodiversidade marinha. Atualmente, aborda mudanças climáticas e padrões em diferentes escalas ecológicas em ecossistemas de praias arenosas.

Membro da Academia Nacional de Ciências do Uruguai, Defeo tem larga produção científica, com destaque em âmbito internacional pela alta qualidade de seus artigos, por seus elevados indicadores de pesquisa (como o índice H de 30) e por mais de 2.500 citações pelo Information Sciences Institute (ISI).

Projeto

O projeto contemplado busca estabelecer e comparar padrões das propriedades emergentes das comunidades em grupos taxonômicos, alimentares e espécies com diferentes formas de vida e modos de desenvolvimento.

A pesquisa também pretende avaliar as relações entre tamanho corporal e densidade populacional em toda a América do Sul, considerando as possíveis variações causadas por diferenças locais e latitudinais. As análises serão baseadas em informações obtidas de diversas praias arenosas ao longo da costa Atlântica e Pacífica do continente.

Chamada

A chamada de Pesquisador Visitante Especial (PVE) apoia projetos de pesquisa que objetivam – por meio do intercâmbio, da mobilidade internacional e da cooperação científica e tecnológica – promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade, com enfoque nas diversas áreas contempladas do Programa Ciência sem Fronteiras.

As propostas institucionais são vinculadas a Programas de Pós-Graduação nacionais, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

registrado em: PROPG, Pesquisa