Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Programa de Pós-Graduação em Informática celebra 10 anos de criação

Programa de Pós-Graduação em Informática celebra 10 anos de criação

por Comunicacao UNIRIO publicado 18/10/2016 15h20, última modificação 19/10/2016 09h06

Criado em 2006, inicialmente apenas com o curso de mestrado, o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO foi o primeiro do Brasil a desenvolver a área de pesquisa em Sistemas de Informação. Hoje, com 178 mestres formados e três turmas em andamento do doutorado, iniciado em 2014, o Programa tem uma trajetória já reconhecida no campo da Computação.

Para celebrar os 10 anos de criação do PPGI, foi realizada uma cerimônia na noite desta segunda-feira, 17, no Auditório Tércio Paccitti, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). Ao abrir o evento, o reitor Luz Pedro San Gil Jutuca ressaltou a qualidade da formação dos profissionais egressos do programa e destacou o desenvolvimento da área na UNIRIO. “Como professor mais antigo do CCET, pude acompanhar a evolução bem-sucedida da área de Informática em nossa Universidade, desde a criação do Bacharelado em Sistemas de Informação até a implantação do doutorado.”

Os atuais coordenadores do PPGI, Kate Cerqueira Revoredo e Gleison dos Santos Souza, destacaram algumas características do Programa. Segundo Kate, a média de formação de mestres é alta em relação a outros programas da área, e o doutorado atraiu muitos egressos do mestrado, o que indica a qualidade da formação obtida. Quase metade do corpo docente conta com bolsas de produtividade concedidas pela UNIRIO ou agências de fomento, e há desenvolvimento de colaboração com outros programas.

Como principais desafios, os coordenadores elencaram a consolidação do doutorado, o fortalecimento das ações de internacionalização e a melhoria da infraestrutura, entre outros. “Precisamos também entender melhor as motivações de nossos alunos e refletir sobre como convergir os interesses dos professores e alunos com as necessidades do país”, observou Kate.

Participaram da cerimônia o vice-reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Evelyn Orrico; e o decano do CCET, Luiz Amâncio Machado de Sousa Júnior. Também presentes ao evento, os antigos coordenadores do PPGI Renata Araújo (2006 a 2012) e Sean Siqueira (2012 a 2014) lembraram as dificuldades enfrentadas para a aprovação do mestrado e, posteriormente, do doutorado pela Capes, e destacaram o caráter inovador e aplicado dos cursos, um dos fatores de sucesso do Programa.

Laboratório de Informática Maurício Patrocínio Ferreira

Antes da cerimônia de comemoração dos 10 anos do PPGI, foi inaugurado no CCET o Laboratório de Informática Maurício Patrocínio Ferreira, que homenageia o professor falecido em 2005. O espaço foi reequipado com 12 computadores de última geração, destinados a atividades dos estudantes de graduação a pós-graduação dos cursos do CCET e também de outras unidades.

O reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, o decano Luiz Amâncio Machado e a diretora da Escola de Informática Aplicada, Morgana Carmen Diniz, participaram do descerramento da placa do laboratório.


Acesso a Informação Capes CNPQ