código do Google analytics Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional recebe inscrições para o segundo semestre — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional recebe inscrições para o segundo semestre

por comunicacao — publicado 02/04/2018 13h55, última modificação 03/04/2018 09h00
Chamada destina-se a estudantes de graduação de instituições federais interessados em realizar parte do curso em outra universidade do país

Estudantes de graduação da UNIRIO e de outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) interessados em realizar parte do curso em outra universidade do Brasil já podem se inscrever no Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional Andifes para início no segundo semestre de 2018. O prazo para envio das solicitações vai até 31 de maio.

Pode realizar mobilidade acadêmica em âmbito nacional o estudante que esteja regularmente matriculado em curso de graduação de alguma Ifes conveniada, que tenha concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso de origem e que não possua mais de duas reprovações acumuladas nos dois semestres letivos que antecedem o pedido de participação no Programa.

Na UNIRIO, a Diretoria de Programas e Atividades Especiais de Ensino de Graduação (DPAE), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), é o setor responsável pelo recebimento da documentação de alunos interessados.

Estudantes de outras Ifes devem procurar o setor responsável pela Mobilidade Acadêmica em sua instituição e providenciar a seguinte documentação: carta de encaminhamento da instituição de origem; atestado de matrícula regular; histórico escolar completo; plano de atividades acadêmicas que pretende desenvolver; cópia do CPF e cópia do documento oficial de identidade. Os documentos devem ser encaminhados à Prograd/UNIRIO pelo setor de Mobilidade Acadêmica da instituição de origem.

Já os estudantes da UNIRIO interessados em cursar um ou dois semestres em outra Ifes deverão verificar com a instituição de destino o prazo de recebimento da documentação, além de solicitar as ementas das disciplinas do curso de graduação correspondente, o que viabilizará a elaboração do plano de estudos e a concessão de equivalências.

O aluno da UNIRIO deve solicitar à coordenação de seu curso a participação no Programa, mediante justificativa de seu interesse e apresentação dos seguintes documentos: cópia do CPF; cópia do documento oficial de identidade; atestado de matrícula regular; histórico escolar atualizado; plano de atividades acadêmicas, contendo os componentes curriculares que pretende cursar na instituição receptora e ementas das disciplinas correspondentes ao Plano de Atividades.

Mais informações podem ser obtidas com a DPAE, pelo telefone (21) 2542-7373 ou e-mail prograd.dpae@unirio.br.