código do Google analytics Programa de extensão da UNIRIO é contemplado por edital da Secretaria Municipal de Cultura — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Programa de extensão da UNIRIO é contemplado por edital da Secretaria Municipal de Cultura

Programa de extensão da UNIRIO é contemplado por edital da Secretaria Municipal de Cultura

por comunicacao — publicado 06/03/2015 13h20, última modificação 06/03/2015 13h19
Espaço Eco-Cultural Semear receberá R$ 40 mil, que serão investidos na realização de cursos, palestras e oficinas

O programa de extensão Espaço Eco-Cultural Semear foi contemplado pela edição Rio450 do Prêmio de Ações Locais, da Secretaria Municipal de Cultura. O prêmio, no valor de R$ 40 mil, deve ser utilizado na continuidade das ações desenvolvidas pelo período de um ano, a partir da data do recebimento do aporte financeiro.

De acordo com a coordenadora do Programa, Roberta Ziolli, os recursos serão utilizados para realização de cursos, palestras e oficinas, entre outras atividades desenvolvidas pelo programa.

Professora do Instituto de Biociências (Ibio), Roberta atribui a aprovação do projeto à qualidade das ações promovidas e à plena integração da comunidade no trabalho realizado. “Nossa proposta não é assistencialista, mas de formação da comunidade”, salienta.

Ao todo, o edital do Prêmio de Ações Locais contemplou 65 propostas inscritas por pessoas físicas e 20 apresentadas por microempreendedores individuais. O prêmio visa promover a valorização e o conhecimento acerca da memória e dos símbolos da cultura popular carioca – além de celebrar a história do Rio, de seus personagens, de seu arcabouço artístico-cultural e de seu patrimônio material e imaterial.

Colaboração e sustentabilidade

O Programa Semear baseia-se na economia criativa e na sustentabilidade para buscar caminhos transformadores que promovam a convivência harmônica entre as pessoas e a natureza. A proposta é disseminar valores e práticas ambientais, fomentando uma cultura colaborativa e cocriadora.

Desenvolvidas na Ilha Primeira, no complexo lagunar Barra-Jacarepaguá, as atividades englobam as áreas de meio ambiente, cultura, design, artesanato, moda, decoração, vestuário, economia solidária, alimentação saudável, construções sustentáveis, cidadania, autoconhecimento e sustentabilidade integral.

Outras informações sobre o programa estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio