código do Google analytics PROGRAD divulga edital de bolsas de monitoria para projetos de ensino de graduação — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / PROGRAD divulga edital de bolsas de monitoria para projetos de ensino de graduação

por comunicacao — publicado 21/02/2013 00h00, última modificação 30/06/2015 09h06

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) divulgou o Edital de Bolsa de Projetos de Ensino de Graduação - 2013, que selecionará docentes para receber até três bolsas de monitoria, do total de 420, destinadas a estudantes dos cursos de graduação que participam de Projetos de Ensino. As inscrições estão abertas até o dia 15 de março e devem ser feitas na Coordenação de Seleção e Acesso - COSEA (Av. Pasteur 296, Urca), das 10h às 16h.

Podem participar da seleção docentes do quadro efetivo, inclusive em período probatório, que apresentarem Projeto de Ensino relacionado à Matriz Curricular do Curso aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Cada docente pode inscrever apenas um Projeto de Ensino, o qual deverá ser aprovado no Colegiado do Departamento de Ensino, de acordo com as especificações previstas no edital.

A seleção irá considerar, entre outros quesitos, a relevância e o relacionamento do Projeto de Ensino com o Projeto Pedagógico do Curso; coerência e clareza da proposta; pertinência das ações a serem realizadas pelo(s) bolsista(s); caráter inovador do Projeto de Ensino e impacto na produção do conhecimento e na formação profissional e cidadã do estudante.

A vigência do auxílio será de 10 meses, de março a dezembro de 2013, com valor de R$ 400,00 mensais e carga horária de 20 horas semanais. A bolsa de monitoria visa, entre outros objetivos, propiciar maior engajamento do estudante nas atividades acadêmicas de Ensino; estimular o pensamento crítico, mediante o confronto da prática didática com os conhecimentos científicos; integrar o corpo docente e discente no planejamento, realização e avaliação de atividades acadêmicas; estimular os estudantes a orientarem os colegas em atividades de estudo, em horários alternativos; e propiciar o monitoramento a grupos de discentes que necessitem de apoio pedagógico.

Confira o edital no documento a seguir.

Edital_Monitoria_2013.pdf

registrado em: Prograd, Monitoria