código do Google analytics Professores do Pibid e Residência Pedagógica participaram do MatUrca — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Professores do Pibid e Residência Pedagógica participaram do MatUrca

Professores do Pibid e Residência Pedagógica participaram do MatUrca

por Comunicação publicado 09/12/2021 17h47, última modificação 09/12/2021 17h47
Uma mesa virtual reuniu professores e bolsistas dos projetos na UNIRIO para a apresentação de algumas das atividades desenvolvidas

O evento Matemática na Urca (MatUrca) chegou à sua décima edição no último mês de novembro. Foram realizadas palestras e oficinas nos mais variados assuntos envolvendo a matemática. A edição contou ainda com a primeira palestra do novo Seminário da Escola de Matemática e com atividades do primeiro encontro do Pibid e Residência Pedagógica da Matemática UNIRIO.

O Pibid e a Residência Pedagógica são programas que permitem que alunos de licenciatura comecem a ter vivência em sala de aula. Uma mesa virtual durante a MatUrca reuniu professores e bolsistas dos projetos na UNIRIO para a apresentação de algumas das atividades desenvolvidas.

Marcelo Amadeo, professor da Escola da Matemática e coordenador da Residência Pedagógica na UNIRIO, iniciou sua fala explicando como funcionam os dois projetos. "São projetos casados. O Pibid conta com 24 bolsistas da primeira metade do curso e a Residência Pedagógica conta com 24 bolsistas que estão na metade final", explica. Eles participam de diversas atividades em escolas públicas municipais, estaduais e federais do Rio de Janeiro.

Flávia Montenegro falou sua experiência como bolsista no Colégio de Aplicação da Uerj. Ela promoveu uma adaptação do jogo Circulo Zero para os alunos do oitavo ano. "A gente teve um retorno muito bom, eles se empenharam bastante. Foi desafiador para eles começar a mexer com números negativos". Na sequência, Vanessa Amorim Leite e Ana Sheila Viana apresentaram a atividade Sistema de Equações - Método de Adição, que foi desenvolvida em formato de jogo de testes.

Gabriel Boia, que faz residência no Colégio Pedro II do Humaitá, explicou a forma como é o método de trabalho do grupo, com reuniões semanais para discussões temáticas e acompanhamentos de aulas. Matheus Farias, residente no mesma escola, falou sobre o processo de criação de arquivos PDF's para auxílio às aulas, especialmente no contexto remoto. "A gente toma muito cuidado com a estética, para tentar fazer um material interessante, colorido, com muitas imagens", detalhou Matheus.

Gabriel fez ainda um relato sobre a importância da participação no projeto para sua evolução pessoal. "Dentro da Universidade, como estudante, eu sentia um problema de motivação pela desconexão entre o que era aprendido na sala de aula e o que acontece do lado de fora. A residência foi um divisor de águas nesta questão. Quando a gente começa a trabalhar, tudo parece que começa a fazer sentido", disse o estudante de licenciatura.

Os vídeos completos com a participação dos professores da UNIRIO pode ser visto no canal audiovisual Matemática na Urca.

MatUrca

O Matemática na Urca teve início em 2011, a partir de um evento comemorativo do aniversário de um ano da abertura dos cursos de Licenciatura em Matemática (CCET), Engenharia de Produção (CCET), Ciências Ambientais (IBIO) e Ciências da Natureza (IBIO). Desde então, o MatUrca foi se consolidando a cada edição como o evento anual do curso de Licenciatura em Matemática da UNIRIO.