código do Google analytics Professores da UNIRIO recebem prêmio por melhores artigos no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Professores da UNIRIO recebem prêmio por melhores artigos no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

Professores da UNIRIO recebem prêmio por melhores artigos no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

por Comunicação publicado 07/07/2022 08h59, última modificação 20/07/2022 13h23
O evento é o principal fórum na área de concentração em Sistemas de Informação, apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação
Professores  do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI/UNIRIO) e do departamento de Informática aplicada da UNIRIO receberam prêmio pelos dois  melhores artigos apresentados  no Concurso de Teses e Dissertações, do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2022), realizado  pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, entre os dias 16 e 19 de maio. O evento é o principal fórum na área de concentração em Sistemas de Informação, apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 
Os professores Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO) , Henrique Prado de Sá Sousa (UNIRIO) e Ronney Moreira Castro (UNIRIO) são os autores premiados pelo artigo Como os sistemas de informação podem apoiar a transparência para enfrentar a corrupção ? Mapeamento Sistemático da Literatura.  A pesquisa relatou  que a corrupção é um problema que acompanha a evolução da humanidade, enraizando-se na sociedade humana e causando problemas na forma de desigualdade social, precariedade da serviços públicos e o esgotamento da democracia. Neste cenário, transparência é uma ação necessária contra a corrupção, fornecendo informações mais precisas e completas para que a sociedade possa compreender e supervisionar as ações governamentais.
O acesso público a essas informações colocam os Sistemas de Informação (SIs) no centro da propostas de transparência como ferramentas que podem ajudar a combater a corrupção. No entanto, entender, projetar e implantar SIs com tal propósito é um desafio porque eles precisam de características distintas. Portanto, nesse artigo, foram exploradas  pesquisas que ajudam a entender como os SIs podem contribuir para enfrentar a corrupção, considerando aspectos de transparência, como recursos,tecnologias e contextos de aplicação. Os resultados apontaram para um potencial de tecnologias e recursos que podem compor esses SIs, como dados abertos e privacidade, rastreabilidade de informações, disponibilidade de dados, dados em tempo real e responsabilidade. Confira o artigo na íntegra, publicado na ACM Digital Library, no mês de maio de 2022.

Já os autores Eliezer Dutra (UNIRIO/CEFET-Rio), Cristina Cerdeiral (Nest Wealth Toronto, ON, Canada), Patrícia Lima (UNIRIO), Bruna Diir (UNIRIO) e Gleison Santos  (UNIRIO) são os responsáveis pelo outro artigo premiado no evento: Avaliação do Clima Organizacional de Confiança , Conhecimento , Aprendizagem e Motivação de Equipes Ágeis:  um Estudo de Caso.  

O estudo abordou  que a  gestão do clima organizacional é um desafio para as organizações que desenvolvem Sistemas de Informação Gerencial (SIG).As pesquisas de clima organizacional podem fornecer evidências concretas de como o processo, atividades do projeto, pessoas e cultura trabalham na prática. Não avaliar os fatores humanos específicos que contribuem para a formação do clima das equipes ágeis inibe a capacidade de um diagnóstico assertivo e gera dificuldades para a análise de possíveis causas de problemas e a execução de ações corretivas na gestão do clima. A pesquisa comprovou que as dimensões TACT apresentaram altos níveis de confiabilidade e podem ser utilizadas para melhor identificar  questões e aprimorar ações alinhadas aos valores, princípios, e práticas no desenvolvimento de Sistemas de Informação. Confira o artigo na íntegra, publicado na ACM Digital Library, no mês de maio de 2022.

Os professores Ronney Moreira de Castro (UNIRIO)  e  Gleison Santos (UNIRIO)também receberam  Menções de Homenagens por revisões de qualidade dos artigos que participaram do SBSI 2022

Confira também a matéria Estudantes do Programa de Pós-graduação em Informática são premiados no Concurso de Teses e Dissertações do SBSI 2022 .


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio