código do Google analytics Professora do IVL expõe obra transmídia no MAC — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Professora do IVL expõe obra transmídia no MAC

Professora do IVL expõe obra transmídia no MAC

por Comunicação publicado 10/09/2021 19h02, última modificação 13/09/2021 09h35
'Transeuntis Mundi', de autoria de Cândida Borges e seu parceiro, Gabriel Mario Vélez, está em exibição on-line até o dia 30 de setembro

Capturar a memória sonora e visual de povos, expressões culturais e lugares para contar artisticamente a história dos milenares transeuntes que vêm cruzando o mundo. Essa é a proposta da obra de arte Transeuntis Mundi, de autoria da professora do Instituto Villa-Lobos (IVL) Cândida Borges e seu parceiro, o artista colombiano e escritor Gabriel Mario Vélez.

Na versão atual, Web Derive 01, o trabalho retrata a diversidade de quatro países em quatro continentes, gerando um arquivo poético-documental do patrimônio cultural humano, por meio de 14 histórias do cotidiano.

Com o método Walkscapes, os autores utilizam a documentação com tecnologia imersiva em 360 graus. Inicia-se assim um processo de criação transmídia, reunindo obras de realidade virtual, vídeos, fotografias, paisagens sonoras, composições musicais e performances, com o objetivo de imergir o observador em uma experiência para além de seu tempo e espaço de existência.

A obra esteve em exibição no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, e ficará on-line até 30 de setembro, como parte da exposição em comemoração dos 25 anos do Museu. A visitação on-line está disponível pela página http://transeuntismundi.com/mac2021/.

Cândida Borges é artista transmídia e musicista. Atua como pesquisadora visitante da Universidade de Antioquia (Colômbia) e da Universidade Columbia (Estados Unidos).  Atualmente, faz o curso de doutorado em Artes na Universidade de Plymouth (Inglaterra).

Leia mais sobre a obra.

(Com informações da Fundação de Arte de Niterói)