código do Google analytics Professora de Enfermagem recebe prêmio da Alerj — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Professora de Enfermagem recebe prêmio da Alerj

Professora de Enfermagem recebe prêmio da Alerj

por comunicacao — publicado 17/05/2016 14h10, última modificação 17/05/2016 14h10
Eva Maria Costa é coordenadora do programa de extensão Fábrica de Cuidados

Neste 17 de maio, Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem, a professora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) Eva Maria Costa recebe o prêmio Anna Ney da Saúde, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A cerimônia acontece às 18h30, no Palácio Tiradentes.

Doutora em Enfermagem e Biociências pela UNIRIO, Eva é coordenadora do programa de Extensão Fábrica de Cuidados: um espaço para criar modelos e tecnologias de cuidar em saúde. Também integra o Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Enfermagem Fundamental da UNIRIO (NUPEEF) e o comitê editorial da Revista Eletrônica Raízes e Rumos.

A professora atribui o prêmio à sua dedicação ao trabalho. “Tenho amor à minha profissão”, ressalta. Segundo ela, sua carreira é marcada pelo “empenho, compromisso e solidariedade com a enfermagem, e pelo respeito tanto com a clientela quanto os discentes”.

O prêmio

Anna Justina Ferreira Nery é considerada a matriarca da enfermagem no Brasil. Ao ver seus dois filhos serem convocados para a Guerra Civil no Paraguai, em 1865, Anna pediu para seguir com eles, servindo aos soldados como voluntária. Durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos em hospitais militares e no front. Assistiu à morte de um de seus filhos na guerra. Faleceu no Rio de Janeiro aos 66 anos de idade, em 20 de maio de 1880.

O Palácio Tiradentes se localiza na Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV, Centro.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio