código do Google analytics Professor Ricardo Cardoso toma posse como vice-reitor da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Professor Ricardo Cardoso toma posse como vice-reitor da UNIRIO

Professor Ricardo Cardoso toma posse como vice-reitor da UNIRIO

por comunicacao — publicado 25/06/2015 15h10, última modificação 29/06/2015 10h00
Na cerimônia, realizada na manhã desta quinta-feira, no Auditório Vera Janacopulos, também foram empossados e reconduzidos os seis pró-reitores da Universidade

Em clima de festa e emoção, o professor do Instituto de Biociências (Ibio) Ricardo Silva Cardoso tomou posse como vice-reitor da UNIRIO na manhã desta quinta-feira, dia 25. Na cerimônia, realizada no Auditório Vera Janacopulos, no campus da Reitoria, também foram empossados e reconduzidos os seis pró-reitores da Universidade.

Cardoso foi eleito em abril pela comunidade universitária, juntamente com o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, para a gestão 2015-2019. Desde 2011, quando Jutuca iniciou seu primeiro mandato à frente da Reitoria, o docente ocupava o cargo de pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIRIO.

“Vivenciar uma campanha eleitoral universitária como protagonista foi bastante excitante, mas ser avaliado por todos os atos de uma gestão de quatro anos me preocupou inicialmente”, confessou. “Entretanto, o trabalho realizado na pesquisa e na pós-graduação de nossa instituição foi prontamente reconhecido por alunos e professores.”

O docente lembrou que este ano, ainda como candidato a vice-reitor, percorreu o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle nos três turnos durante os finais de semana. ”A experiência me revelou as condições do trabalho e da saúde pública de nosso país”, disse. "Além disso, a campanha nos possibilitou a oportunidade de percorrer salas de aula e compartilhar nossas ideias com alunos e professores dos diversos cursos da UNIRIO." Segundo ele, esses momentos permitiram aos então candidatos conhecerem ainda mais de perto a necessidade do alunado e resolverem problemas como o transporte estudantil, que foi ampliado ainda durante a antiga gestão.

Metas

O professor se comprometeu a buscar a excelência, a inovação e a flexibilidade necessárias para que ações afirmativas de inclusão e acessibilidade sejam implementadas e ampliadas na Universidade. “Devemos responder às demandas da sociedade atual com discernimento e competência, sem deturpar o processo meritocrático, norteador do espaço acadêmico.”  

O reitor, Luiz Pedro San Gil Jutuca, salientou a atuação do professor Ricardo Cardoso na UNIRIO. “Para vice-reitor, busquei um colega que tivesse evidenciado em sua trajetória um profundo compromisso com a instituição, aliado à grande desenvoltura em todos os campos – administrativo, acadêmico e estudantil”, destacou.

Jutuca falou sobre o atual momento das universidades públicas federais, em face da situação financeira pela qual tem passado o país. “Seríamos extremamente irresponsáveis se não evidenciássemos uma adequada austeridade na gestão”, disse. “No entanto, o potencial dos meus colaboradores nos induz a reafirmar todo o empenho para elevar a UNIRIO a um patamar superior, a partir do fortalecimento da pesquisa e das políticas acadêmicas voltadas para acesso, permanência e mobilidade dos estudantes.”

Desafios

Na mesma solenidade, o reitor investiu nos cargos os seis pró-reitores escolhidos para sua gestão. “Quando reflito sobre a gestão que se encontra em andamento, aspiro estar junto a pró-reitores com características adequadas à coordenação de projetos que sinalizarão o futuro da UNIRIO”, disse.

O pró-reitor de Graduação, Alcides Wagner Serpa Guarino, disse estar “feliz e preocupado” com a nova responsabilidade, e destacou a importância de se combinar a expansão da Universidade, que vem acontecendo nos últimos anos, com a manutenção e a ampliação das ações acadêmicas e científicas. “A Universidade é uma obra coletiva, e por isso temos que trabalhar juntos para fortalecer a excelência acadêmica e o papel social da instituição”, observou.

À frente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, a professora Evelyn Goyannes Dill Orrico ressaltou seu comprometimento com o engrandecimento da pós-graduação e o fortalecimento da excelência na Universidade. “Eu, que começava a me preparar para a aposentadoria, estou agora com a disposição e o otimismo que me acompanhavam no início da minha carreira”, disse.

Pró-reitora de Extensão e Cultura, a professora Cláudia Alessandra Fortes Aiub disse que os resultados positivos alcançados pela pró-reitoria a deixam animada e mais envolvida nas ações de ligação entre a Universidade e a sociedade. “Extensão não se faz individualmente. É o resultado de uma construção coletiva e assim venho aprendendo desde meu ingresso nesta instituição, com os colegas professores e técnicos”, destacou.

Ela apontou cinco pontos que sustentarão a gestão: ações conjuntas, com forte identificação da instituição e muito mais que ações meramente assistenciais; institucionalização da curricularização das ações extensionistas; foco das ações centrado nos estudantes; organização dos relatórios das ações em publicações; incorporação das atividades extensionistas em meio digital, para acesso à comunidade acadêmica.

Reconhecimento

Após sete anos como pró-reitora de Graduação, a professora Loreine Hermida da Silva e Silva assume agora a Pró-Reitoria de Planejamento – para ela, um desafio inimaginável em sua carreira.

“Assumo o compromisso com a nossa comunidade universitária, com a sociedade organizada e com o magnífico reitor, que me proporcionou esse momento, de dar o máximo de mim para que possamos, nesses quatro anos, sabendo que não serão anos de fartura, estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento, orçamento e tecnologia da informação da UNIRIO”, ressaltou Loreine.

Reconduzida à Pró-Reitoria de Administração, Núria Mendes Sanchez agradeceu a confiança do reitor em mantê-la na gestão, e também prestou agradecimento a seus colaboradores da Proad.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mariana Flores Fontes Paiva, também reconduzida, falou sobre os desafios de estar à frente da mais nova pró-reitoria da UNIRIO, criada em dezembro de 2013. “Há um ano e meio eu tinha apenas coragem de ser mulher, jovem, servidora técnico-administrativa e assistente social, assumindo um cargo tão importante na Universidade”, lembrou.

Ela reforçou o compromisso da Progepe com o fortalecimento da UNIRIO como pública, gratuita, de excelência, democrática e participativa, por meio da valorização e da motivação de todos os servidores.

A solenidade foi aberta com a apresentação do Quarteto de Saxofones da UNIRIO, composto pelos músicos Aerton Paixão (saxofone soprano), Marcelo Machado (saxofone alto), Lincoln Barbosa (saxofone tenor) e Ademar dos Anjos (saxofone barítono), e com direção musical do professor Marco Túlio, do Instituto Villa-Lobos (IVL).

A cerimônia contou também com a participação dos tradutores-intérpretes de Libras da UNIRIO Alexandre Silva e Camila Kate.

Equipe integrará a gestão 2015-2019, referente ao segundo mandato do reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca (Foto: Comso)

(Coordenadoria de Comunicação Social)

registrado em: Reitoria

e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio