código do Google analytics Professor do IVL recebe homenagem no 5º Festival Internacional de Clarinetistas do Rio de Janeiro — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Professor do IVL recebe homenagem no 5º Festival Internacional de Clarinetistas do Rio de Janeiro

por comunicacao — publicado 17/11/2017 14h15, última modificação 22/11/2017 10h10
Evento, realizado entre 9 e 15 de novembro, teve Fernando José Silveira como um dos homenageados desta edição

O professor Fernando José Silveira, do Instituto Villa-Lobos (IVL), foi um dos homenageados do 5º Festival Internacional de Clarinetistas do Rio de Janeiro, promovido pela Escola de Música da UFRJ entre 9 e 15 de novembro.

A homenagem se deu pelos 30 anos de carreira do professor da UNIRIO. Doutor em Execução musical/Clarineta pela Universidade Federal da Bahia, Fernando Silveira é docente do IVL desde 1999. Integrou, entre outras, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Orquestra Sinfônica Brasileira, e participou de vários encontros e festivais internacionais.

Desde 2005, Silveira tem se dedicado à pesquisa sobre a história da clarineta no Brasil. Em 2009, foi o vencedor do International Clarinet Association Research Competition. Em 2010, como um reconhecimento à sua carreira internacional, seu nome foi incluído no livro I Grandi Clarinettisti, que lista os mais destacados clarinetistas de todos os tempos.

Homenagem seu deu pelos 30 anos de carreira do professor do IVL (Fotos: Arquivo pessoal/Fernando Silveira)